Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » 10 dicas para aprender a ler em outro idioma

10 dicas para aprender a ler em outro idioma

Olá, leitor!

Ler é uma atividade importante e necessária. A leitura é essencial para você ampliar seu conhecimento de mundo e crescer na vida profissional. Quando se trata de ler em outro idioma, esta experiência pode ser ainda mais enriquecedora.  

Ler em uma língua diferente pode te auxiliar a ter acesso a conteúdos que não são traduzidos. Contudo, muita gente acredita que a leitura em outro idioma é um processo trabalhoso e difícil.  

Apesar de exigir dedicação, ler em uma segunda língua é mais fácil do que você imagina. Por isso, selecionamos 10 dicas que podem te ajudar a ler em outro idioma de forma rápida e tranquila. Confira!

Um mundo de novas possibilidades

Aprender a ler em outro idioma

Fonte: Reprodução

A leitura é uma experiência gratificante. Os livros nos acalmam e nos fazem compreender melhor o mundo. Por isso, ao ler em outro idioma, além de entender a estrutura da nova língua, você terá acesso a uma outra cultura.  

A leitura em idiomas estrangeiros também será fundamental na sua vida profissional, uma vez que essa habilidade te ajudará a negociar mais assertivamente, realizar diferentes trabalhos e observar novas perspectivas para o futuro. 

Compreender a literatura de outro idioma fará com que um mundo de possibilidades seja aberto, já que  você conhecerá conteúdos e experiências diferentes. Por tudo isso, procure a língua com a qual você mais se identifica e comece a ler. O mundo espera por você.

10 dicas para aprender a ler em outro idioma

A leitura em uma nova língua requer dedicação e empenho. Sendo assim, selecionamos 10 dicas para aprender a ler em outro idioma. Confira!

1. Busque o conhecido

Uma dica importante é começar relendo livros conhecidos. Isto facilitará a assimilação do vocabulário e te deixará mais confiante, pois você já teve contato com o texto em português. Que tal sentir toda a nostalgia de ler seu clássico favorito na infância no idioma original?

2. Comece por livros fáceis 

Não vale a pena querer ler um livro difícil ou com uma linguagem muito rebuscada logo no início. Isso pode fazer com que você fique intimidado e perca a vontade de continuar aprendendo. Assim, comece por um texto acessível, fácil e com vocabulário simples.

Procure ler livros no seu nível. Alguém com inglês básico, por exemplo, poderá ter dificuldades se partir direto para a leitura de um livro que está no nível de inglês avançado.

É importante se arriscar, para praticar e ganhar vocabulário. No entanto, também é importante buscar leituras que sejam prazerosas e tranquilas. Lembre-se de que será como reaprender a ler: um passo de cada vez. Comemore as pequenas vitórias e não se abale pelos textos que você ainda não entende.

3. Não tenha medo de errar

Um ponto fundamental para quem está começando a ler em outro idioma é não ter medo de errar. Muitas pessoas têm receio de perder algum fato importante do enredo ou ficar sem entender a história e por isso não leem em uma nova língua.  

Mas não se preocupe, pois não terá problema se você errar algum significado. Se houver dúvidas, busque a tradução das palavras desconhecidas e releia o trecho. Isso faz parte do aprendizado e é importante se desafiar e continuar lendo mesmo que você tenha algumas dificuldades no início.

4. Tenha paciência

Para avançar na leitura de obras em língua estrangeira é preciso ter paciência. Você vai errar algumas traduções, ficar sem entender o significado de certas palavras e ter que reler várias vezes o mesmo parágrafo. Ler é um aprendizado e, por isso, requer tempo, erros e dedicação. Logo, tenha paciência e não desista. 

5. Tenha um dicionário ao lado

O dicionário será o parceiro ideal para quem está começando. Na hora da dúvida, não tente inferir o significado da palavra. O contexto pode ajudar mas, em alguns casos, se você não consultar o dicionário, vai acabar perdendo algo importante para entender a obra.

Usar o dicionário também é uma maneira de aprender. Além do significado da palavra, você irá verificar outras possibilidades de uso para aquela expressão. Há dicionários, inclusive, que estão disponíveis online gratuitamente. 

6. Diga não à tradução

Quando você está lendo em uma língua estrangeira, é importante compreender que este idioma não segue os mesmos padrões do português. Por isso, muitas vezes não existirão traduções literais. Assim, você deve procurar entender o significado das palavras ou expressões e não sua tradução.

7. Pratique sempre

A leitura em outro idioma requer constante treinamento. Por isso, não fique muito tempo sem ler na língua estrangeira que você está estudando. Ao ler em outro idioma com frequência, você estará mantendo e aprimorando o aprendizado.

8. Não tenha pressa

Provavelmente, você demorará mais para ler em uma língua estrangeira do que normalmente demoraria para ler na sua língua materna. Por isso, é essencial perceber que não há pressa nenhuma para terminar a leitura. O importante desse processo é o aprendizado e o contato com a língua, não a quantidade de páginas que você lê em um dia.

9. Procure uma leitura que te agrade

Ao começar a ler em outro idioma, prefira obras que sejam do seu interesse, para ganhar fluência e se familiarizar com a língua. Assim, nesses estágios inicias, não procure textos que você sabe que não proporcionarão uma leitura prazerosa.

10. Comece o quanto antes

Não perca tempo! Não espere avançar de nível no idioma ou estar mais seguro para ler em língua estrangeira. Tudo o que você precisa é de dedicação e vontade de aprender. 

E então? Gostou das nossas dicas para aprender a ler em outro idioma? Já sabe por qual livro vai começar? Deixe aqui nos comentários!

Bons estudos e até logo!

Para saber mais sobre como aprender a ler em outro idioma, clique aqui!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo