Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » 10 dicas para acompanhar a rotina escolar de crianças e adolescentes

10 dicas para acompanhar a rotina escolar de crianças e adolescentes

Olá leitores do Canal do Ensino!

Essa é para pais que não sabem direito como lidar e ajudar seu filho na escola. Trazemos 10 dicas rápidas e objetivas para acompanhar a rotina escolar de crianças e adolescentes.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo publicou novas diretrizes para o ensino paulista. A mensagem é para que todas as 5 mil escolas estaduais mobilizem os pais e a comunidade a participarem do ensino, que é uma atitude de extrema importância para aprimorar a qualidade da aprendizagem. O texto, elaborado pelos educadores da rede, está acessível no Diário Oficial.

Foi sugerido que as escolas criem canais de contato mais estreito com as famílias e que as duas partes atuem em conjunto para mapear eventuais dificuldades dos estudantes. A proposta é que a parceria considere a pluralidade de perfis dos alunos e utilize diversas didáticas para garantir o bem-estar de crianças e jovens.

Veja para acompanhar a rotina escolar

1- Mantenha um canal de comunicação constante com a escola do seu filho.
2- Troque ideias com seu filho, fazendo perguntas para ajudá-lo.
3- Incentive a criança a sempre tentar de novo, a ler com atenção e refazer aquele exercício que parece muito difícil.
4- Caso não saiba alguma resposta, oriente o estudante a levar a dúvida para o educador.
5- Não faça os trabalhos pelo seu filho. Estimule a parceria e incentive-o a assumir responsabilidades e a conquistar autonomia.
6- Estabeleça um período fixo para fazer a lição e respeite o tempo de descanso e os intervalos das refeições.
7- Reserve um espaço com pouca movimentação e sem interferências externas para realizar as atividades.
8- Separe um cantinho com apoio plano onde você possa ficar ao lado dele durante alguns momentos da tarefa.
9- Os livros são os principais materiais didáticos no aprendizado. Deixe o computador e o tablet para depois das tarefas.
10- O processo de aprendizagem varia de criança para criança. Reconheça os limites de seu filho e sempre o encoraje a melhorar.

Como é hoje

Atualmente, a Secretaria já conta com meios que possibilitam a participação das famílias na rotina educativa. O boletim escolar, por exemplo, é entregue nas versões impressa e online e todas as unidades são orientadas a realizar reuniões de pais e mestres. Pesquisa respondida por mais de 1 milhão de alunos detectou ainda que 80% dos responsáveis ajudam na lição de casa dos filhos.

Professores

Além das famílias, a Secretaria atua com a convicção de que o professor é fator decisivo para o desempenho dos alunos. Por isso, as diretrizes educacionais também indicam um fortalecimento de programas de tutoria a esses profissionais. Hoje a rede conta com mais de 10,2 mil professores coordenadores que desempenham nas escolas e diretorias de ensino a função de orientar o trabalho dos demais docentes de modo a apoiar e subsidiar as atividades em sala de aula.

Tempo na escola

Para as equipes de gestão escolar (supervisores, coordenadores e diretores) fica estabelecido também uma relação mais próxima, por sua vez, com as 91 diretorias regionais de ensino. Caberá a esse grupo identificar problemas, procurar soluções e dar o encaminhamento correto às necessidades da região.

O tempo em que o aluno passa na escola também será aprimorado em duas frentes. A primeira é a e otimização do ambiente escolar com a utilização de todos os espaços para fins de aprendizado. A segunda é o aumento do tempo em que o aluno passa aprendendo. Além da carga horária em sala de aula, as escolas terão como meta o aumento progressivo da aprendizagem curricular, como a utilização do Centro de Estudo de Línguas (CELS), tempo adicional de aulas para reforço, Programa de Ensino Integral, entre outras opções oferecidas.

Outra novidade da rede é que após as avaliações do primeiro bimestre os alunos terão acesso a um programa de reforço, com uma hora a mais de aula de português e matemática, voltada àqueles que apresentarem dificuldades.

Siga essas dicas para acompanhar a rotina escolar de crianças e adolescentes. O relacionamento entre pais e filhos só tem a melhorar, assim como o desempenho em sala de aula.

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo