Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » 10 desafios atuais das escolas particulares

10 desafios atuais das escolas particulares

Olá, leitores!

As escolas particulares vêm enfrentando mudanças significativas nos últimos anos, seja para se adaptarem a crise enfrentada atualmente, seja em oferecer diferenciais significativos para o público e para se sobressair à concorrência, mas, se comparadas às escolas públicas, as escolas privadas passam por desafios bem parecidos, senão os mesmos. Confira agora 10 desafios atuais das escolas particulares brasileiras:

Inadimplência em alta

A inadimplência sempre foi um grande desafio das escolas particulares brasileiras e, com a crise, o problema só agravou. A lição de casa para estas escolas é encontrar soluções para que os pais paguem em dia as mensalidades e para que os negócios sejam sustentáveis, jamais impactando negativamente na qualidade de ensino. Para isso, é possível rever a tabela de valores, priorizar algumas atividades essenciais e eliminar outras não tão aproveitadas pelos alunos e até considerar um sistema de desconto para indicações ou família. Além disso, há no mercado, seguros contra a inadimplência, cada vez mais utilizado por pais com filhos em escolas particulares.

Diferenciais significativos

A concorrência entre as escolas particulares brasileiras tem muito a ver com a oferta de diferenciais, sejam eles tecnológicos, aulas diferentes, abordagem pedagógica de alta performance, valorização da infância e da brincadeira, ambiente motivador e criativo, atividades complementares e qualquer outra estratégia que faça a escola se destacar. Mas é importante que estes diferenciais sejam garantidos e que façam a diferença no processo de ensino-aprendizagem.

Foco em qualidade de ensino e no atendimento adequado

Não adianta ter uma escola belíssima, com diversos diferenciais, se não há uma preocupação em oferecer o melhor atendimento ao aluno e o conteúdo de qualidade. É algo que não se pode deixar de lado, mesmo em tempos de crise. A qualidade sempre será um importante diferencial.

Inovação

Inovação é um grande diferencial de mercado em médio e longo prazo e faz a diferença na aprendizagem humana. Logo, a inovação deve envolver processos produtivos e administrativos, mas também ser incentivada entre os alunos, como um valor. As escolas particulares devem ter uma agenda que contemple a melhoria e alta performance para a inovação e suas boas práticas, assim como qualquer empresa.

Sustentabilidade

É importante que a escola particular se mantenha em funcionamento pleno e de modo sustentável e, para isso, é preciso que tenha uma gestão assertiva. É importante que a escola seja uma realidade para diferentes gerações e seja memorável. Para que isso ocorra, é preciso investir em um projeto escolar estratégico, que se adapte mesmo em questão de crise.

Capacitação contínua

O educador, assim como qualquer profissional, precisa de capacitação e atualização contínua. Além disso, é até mais necessário que em muitas outras profissões. É o professor que se relaciona diretamente com o aluno e isso irá se refletir no seu trabalho.

professora-ensinando-aluna

Gestão assertiva

Uma escola particular precisa ter uma gestão competente para que o projeto de negócio e de ensino seja amplo e contínuo. Além de garantir que toda a escola seja beneficiada com propostas modernas e efetivas de educação, é preciso que o gestor seja um líder, capaz de exercer uma gestão enxuta. Precisa ser acessível ao seu público – professores, pais e alunos e ter foco em resultados.

Ser indispensável

As escolas particulares têm contribuído, e muito, com a expansão da educação no Brasil, e precisa continuar sendo assim. É indispensável à sociedade que haja escolas com abordagens educativas variadas. Quando uma escola particular apresenta resultados significativos e construtivos, se torna uma entidade indispensável e muito procurada.

Referencial no mercado

Ter um bom custo-benefício é fundamental para se manter atrativa no mercado. Mas não é só isso: a escola particular deve ser um referencial educativo, apresentando resultados em diferentes categorias e fazendo com que seus alunos se destaquem (nos esportes, nos vestibulares, em projetos científicos, em artes, etc.)

Plano de carreira e valorização dos educadores

O grande problema de muitas escolas particulares é não possuir um plano de carreira (como ocorre em empresas de outros gêneros) e não investir e valorizar os seus profissionais. As escolas privadas não podem mais ignorar a desvalorização profissional se quiser reter bons professores em sua equipe. É preciso que o profissional de educação seja respeitado e valorizado, com oferta de oportunidades, de benefícios, de progressão na carreira e muito mais.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo