Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 Conselhos Úteis Para se Fazer Uma Boa Prova

10 Conselhos Úteis Para se Fazer Uma Boa Prova

Olá, estudante

Se você está se preparando para realizar uma prova, seja de concurso, processo seletivo de uma empresa ou instituição escolar, confira os 10 conselhos úteis para se fazer uma prova.

  • Mantenha a calma

O ponto principal é ficar tranquilo. Se você perceber que está nervoso, respire fundo e calmamente. Depois de fazer isso por algumas vezes você perceberá que está mais calmo. Pense na prova como uma oportunidade e logo você sentirá satisfeito. Enxergue tudo como algo positivo e que, ao final, tudo vai dar certo.

  • Foco no objetivo

Foque na sua meta que é passar. Você não precisa ficar em primeiro lugar, nem ser o sabe tudo. Mas leve a sua atenção em acertar as questões, pensando em fazer o máximo de pontos, mesmo seja só mínimo para passar.

  • Seja objetivo

Além de controlar o seu tempo, você deverá ter equilíbrio emocional, lembrando de responder com objetividade e de forma simples, apenas o que lhe foi perguntado. Leia todo o conteúdo com atenção, bem como as orientações gerais.

  • Provas objetivas e dissertativas

Se você está fazendo uma avaliação objetiva, você terá que ser metódico. Já em provas dissertativas, mostre o máximo do seu conhecimento, mas de forma objetiva. Por mais simples que seja a questão, responda-a com fundamentação. Se puder, exemplifique. Evite “florear” a resposta e tenha certeza de que o que você escreve, está valendo a pena.

  • Seja formal

Escreva de forma formal, esquecendo o coloquial e focando na linguagem técnica. Tire os momentos em que escreveu colocando a sua opinião, com frases como “entendo que” ou “eu acho” ou “eu entendo”.

  • Cuidado com os erros de português

Tão ruim quanto uma letra que não se consegue ler, são os erros de português. Valorize a língua portuguesa.

  • Não invente

Evite fazer invenções ou mostrar vaidade. Muitas pessoas, ao fazer uma prova, querem responder da forma que querem, mas, em provas é preciso saber o que o examinador está pedindo. Sua opinião é válida, mas só deve ser explorada em uma questão que for solicitada.

  • Seja humilde

Não queira demonstrar ser mais inteligente do que quem irá corrigir a prova ou até mesmo fazer críticas a ele. Esse não é o momento. Tenha foco até mesmo nas questões que lhe pareçam fáceis demais. 

  • Exponha a sua opinião quando solicitado

Quando chegar a uma questão, seja escrita ou oral, que a sua opinião for requisitada, não tenha medo de expô-la e ser contrário a quem está avaliando. Analise os fatos de forma crítica e com fundamentação, pois assim, mesmo que os outros não gostem, terão de respeitá-lo. Não se esqueça de ser educado, gentil, equilibrado, mas, ao mesmo tempo profissional e técnico.

  • Seja legível

Se o examinador não consegue ler o que você escreve, imagine qual será o resultado? Possivelmente ruim. Faça uma letra bonita na prova e de preferência que seja redonda, com a finalidade de ficar legível. Se a prova também tiver a fases oral, treine antes sua oratória para conseguir falar com facilidade.

 Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo