Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 Conselhos para Estudantes Procrastinadores

10 Conselhos para Estudantes Procrastinadores

Olá,

A procrastinação é um problema pelo qual todos nós já passamos em algum período da vida. Adiar compromissos, não prosseguir com as metas, ficar parado diante dos afazeres são algumas características do ato de procrastinar. Muito erroneamente, estas características são consideradas preguiça e falta de vontade.

A verdade é que por vezes passamos por períodos de excessos ou acúmulo de atividades que ao longo do tempo se tornam mais complexas de serem finalizadas. Consequentemente, a insatisfação com a própria capacidade de resolver problemas, bater metas, alcançar objetivos trazem consigo desanimo, desmotivação, confusão mental, debilidade do uso do tempo a até mesmo desistência.

Mas, a solução para este problema não é tão complicado quanto parece. Nós daremos 10 dicas para combater de uma vez por todas a ineficiência na produtividade. Acompanhe a leitura com atenção e desfrute de um direcionamento para se tornar produtivo, rápido e eficiente.

Veja 10 Conselhos infalíveis para combater a procrastinação

1 – Objetivos Claros

A primeira coisa é definir um ou mais objetivos e trabalhar para alcançar cada um deles. Por exemplo, se o seu objetivo é escrever um livro, projete-o como alvo de sua realização. Coloque-o como prioridade de seus dias até que este seja finalizado.

2 – Elimine o que não serve

Quando falamos em eliminar, estamos falando profundamente sério. Materiais dispersivos, pessoas que não contribuem e ainda atrapalham o seu progresso, abas na sua página de pesquisa, pensamentos negativos. Parece um pouco complicada mas, na realidade não é. Continue atento a lista e ao final da leitura e verá que é muito simples.

3 – Não gaste mais tempo que o necessário com organização e planejamento

Organização e planejamento é sem dúvidas muito importante. Uma vez ciente de seu objetivo separe um tempo para separar materiais necessários, limpeza do ambiente de estudos (limpe bem o ambiente sempre ao fim de cada período de estudos), separe aplicativos e sites necessários.

Feita a organização, divisão de metas diárias e planejamento em geral, trabalhe. A única coisa que fará algo se realizar será a ação, portanto planeje bem e trabalhe o dobro.

4 – Simplifique as coisas complexas

Como? Divida as tarefas que julga difícil em pequenas partes. Comece pelo que é possível fazer facilmente, quando menos esperar terá uma tarefa complicada finalizada. Porém, é muito importante a continuidade, parar jamais.

5 –  Metas diárias e planejamento do tempo

Todos os dias ao finalizar as tarefas elabore as novas metas a serem alcançadas no dia seguinte, encaixe suas metas em um tempo determinado e o obedeça. Não se desespere se no início tiver dificuldade em cumprir prazos, isto é normal. Sempre reordene as metas de acordo com o tempo disposto, em pouco tempo cumprir metas não será um problema.

6 – Técnicas de produtividade

  • Listas: Faça listas temáticas. Por exemplo, se vai estudar metemática liste, 1-finalizar capítulo 1; 2- fazer exercícios de trigonometria; revisar assunto estudado; mandar email para professor de matemática a fim de tirar dúvidas. Sempre que cumprir um item da lista, risque-a. Não esqueça de fazer a lista do dia seguinte.
  • Técnica Pomodoro: Esta é uma técnica muito utilizado para melhorar a produtividade. Em síntese, separa-se o tempo de produção em partículas de 30 minutos com intervalo de 5 minutos intersessivos. Se coloca energia em 30 minutos de produção (estudo, leitura, escrita) ao toque do despertador, pare de fazer o que está fazendo por 5 minutos (tome aguá, prepare uma mini-lista de tarefas, realize micro tarefas). Retome as atividades por mais 30 minutos. Depois de 4 intervalos faça um mais longo, de 15 minutos.
  • Recompensa: Sempre que finalizar um objetivo, recompense-se. Seja sempre gentil consigo mesmo.

7 – Resinificação das atividades

Se existe uma atividade pela qual você não tenha a mínima afinidade e não existe possibilidade de delega-la a outra pessoa e é algo de extrema importância. Lembre-se, é algo de extrema importância! Dê um novo significado a esta tarefa. Finalizar a tarefa trará recompensa, foque nisto. Combata, não se deixe enfraquecer diante uma meta, divida em partes, a nomeie de poderoso homem das neves, use a criatividade. E sobretudo, finalize.

8 – Motive-se

A técnica da recompensa, vista no conselho número 6 é uma ótima dica de motivação. Mas, também existem vídeos muito bonitos de estudantes que passaram em medicina, ou em concursos, e até mesmo em avaliações físicas muito exaustivas para entrar em corporações de segurança pública. São vídeos muito motivadores.

Use sua história pessoal para se motivar, sempre funciona.

9 –  Avalie-se

Sempre faça uma observação crítica na sua agenda. Veja o quanto evoluiu em uma semana, um mês ou até um período maior.

10 – MindSet

MindSet é uma técnica que, atualmente, está sendo muito disseminada entre estudantes e outros empreendedores propondo configuração mental. A reprogramação dos pensamentos que leva ao sucesso. Não, não é auto ajuda e já foi comprovada pela neurociência que é muito eficiente.

Caso esteja interessado em um conteúdo mais específico sobre MindSet, deixe um pedido em nossos comentários.

Agora que você já está preparado para fazer uma estratégia de estudos infalível, deixe o seu like e compartilhe a informação com os seus amigos.

Até a próxima!

 

comentários (30)

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo