Você está aqui:Home » Dicas » Intercâmbio » 10 coisas sobre intercâmbio que você ainda não sabe

10 coisas sobre intercâmbio que você ainda não sabe

Olá, leitores!

O intercâmbio é uma experiência essencial na vida de uma pessoa e muito importante para a sua vida profissional. É uma alternativa para conhecer outra cultura e se aprofundar na fluência de um idioma, mas há coisas que, todos aqueles que pretendem viajar e estudar/trabalhar, devem saber antes de seguir viagem. Conheça algumas delas:

—> Aprenda como Planejar um Intercâmbio do Zero em 3 Semanas <—

1) Há muitos tipos de intercâmbio

Muitas pessoas pensam que intercâmbio é fazer “High School” por um semestre em um país de língua inglesa, ou ficar hospedado por 3 meses na casa de uma família nativa, mas há muitos tipos de intercâmbio, como os escolares, os profissionais, de voluntariados e até para idosos. Um intercâmbio pode ter tempo variado e depende do tipo escolhido e da fluência na língua. Depende também do seu propósito pessoal.

2) Nem sempre dá para imaginar como esta experiência vai ser

Não idealize a experiência do intercâmbio. Esteja aberto aos novos conceitos e lugares. Não tem como imaginar como é um lugar que você nunca visitou – por mais que já o tenha visto na mídia. Então, curta a experiência da forma que for.

3) É importante se ver como um representante do seu país

Leve fotos, vídeos, receitas e objetos que remetam ao Brasil – não ao Brasil como o estrangeiro conhece, mas aqueles aspectos da nossa cultura que podem ser interessantes. Lembre-se que intercâmbio é uma troca de cultura: você aprende e ensina.

4) Invista em seguro de saúde e assistência de viagem

Muitos países exigem do viajante o seguro de saúde internacional e o seguro de viagem. Outros, não. Mesmo que o seu destino não faça esta exigência, é interessante se precaver antes mesmo de viajar, para evitar futuros problemas.

5) Você pode fazer intercâmbio em qualquer fase de sua vida

Há diferentes tipos de intercâmbio, para diferentes fases da vida. Não importa se na sua adolescência você não pôde fazer intercâmbio, agora você pode. Há opções em diferentes países para quem quer trabalhar e estudar, ser trainee, fazer estágio, trabalhar em projetos sociais e de proteção ao meio ambiente, fazer cursos específicos para adultos, fazer intercâmbio no segmento de negócios e muitas outras opções.

6) Vale a pena contratar uma agência especializada

Uma agência especializada pode acompanhar o estudante antes da viagem, durante o período e até mesmo depois, oferecendo outros cursos e oportunidades futuras. A agência trabalha no cadastro de famílias que recebem os estudantes, com escolas especializadas no país e dá suporte na escolha da melhor opção de curso para cada pessoa. Vale a pena conferir estes serviços antes de viajar!

pessoas-decidindo-um-lugar-para-visitar

7) Organize o seu intercâmbio com tempo

Um intercâmbio não é algo que se decide da noite para o dia. Há documentos e preparativos que podem levar tempo para preparar: vistos, passaporte, contratos, itinerários, portanto planeje o seu intercâmbio com calma. É comum se programar com pelo menos 6 meses de antecedência.

8) Estude diariamente

Além das atividades do curso, aproveite para praticar o idioma a todo momento. Estude mais do que é exigido e busque adquirir conhecimentos diversificados. Lembre-se que, para o estudante com um nível intermediário, será preciso de 2 a 4 meses para alcançar a segurança para se comunicar. Então, não perca oportunidades.

9) Invista em atividades extras

Pesquise, antes de viajar, as atividades extras que goste como esportes, cursos de arte, viagens locais, etc. Em muitos lugares, há ofertas de cursos e atividades extracurriculares exclusivas e, isso, pode definir a escolha do seu destino.

10) Evite custos extras

Você pode evitar custos extras de muitas formas, principalmente se o seu objetivo é ficar mais de 6 meses. Se hospedar na casa de uma família pode ser uma forma de poupar dinheiro, já que as refeições serão feitas no local. Há ainda cursos que fornecem hospedagem – com cozinha e utensílios, para quem quer poupar dinheiro ao se alimentar fora. Usar o transporte público e fazer atividades culturais gratuitas é uma boa dica.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo