Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » 10 bolsas de estudos para pós graduação online grátis

10 bolsas de estudos para pós graduação online grátis

Olá, leitor!

A modalidade de ensino EAD (Educação a Distância) tem se tornado muito requisitada nos últimos tempos. A facilidade de poder realizar uma pós-graduação online sem a necessidade de se deslocar, é uma das maiores vantagens que está atraindo muita gente.

A pós-graduação é essencial para o profissional já graduado em alguma área de atuação. É importante para aumentar os conhecimentos e para aprofundar mais na área escolhida.

—> Clique aqui para encontrar bolsas de estudo em faculdades de todo Brasil <—

Escolher a modalidade online para estudar é primordial para quem não possui tempo suficiente para se deslocar até uma Instituição de Ensino. Porém, é necessário ter em mente que as Instituições e cursos oferecidos devem ser reconhecidos pelo MEC.

Desta maneira, resolvemos listar aqui algumas bolsas de estudos para pós-graduação online grátis e também algumas dicas importantes para você. Confira!

Como conseguir uma bolsa de estudos para pós-graduação?

pos-ead

Conseguir uma bolsa de estudos de pós-graduação é, na maioria das vezes, a única solução para quem não possui investimento suficiente para estudar em uma Instituição de Ensino renomada.

Geralmente várias faculdades públicas são responsáveis por conceder bolsas de estudo para pós-graduação online grátis. A seleção de candidatos é bem rigorosa, havendo a necessidade de apresentação de vários tipos de documentação, avaliações presenciais e testes online.

Há, portanto, várias modalidades de bolsas de estudo. De acordo com suas necessidades financeiras, você pode solicitar bolsas de estudos parciais ou integrais. Por meio de programas ativos do Governo, é também possível conseguir uma bolsa de estudos para pós-graduação online grátis.

Confira a seguir, uma lista de Instituições e Programas do Governo que oferecem bolsas de estudos. Analise bem as opções e escolha com cuidado.

10 Bolsas de estudos de pós-graduação online grátis

Antes de mais nada, vale a pena ressaltar aqui que existem 2 tipos de cursos de pós-graduação online grátis:

A modalidade Lato Sensu – Nada mais é do que um curso profissionalizante com intuito de aprimorar os conhecimentos. Geralmente são conhecidos como MBA e não são obrigatoriamente autorizados pelo MEC.

A modalidade Stricto Sensu – Os cursos que são denominados Stricto Sensu são conhecidos como Mestrado ou Doutorado. Estes tipos de cursos precisam ser obrigatoriamente reconhecidos e autorizados pelo MEC.

Portanto, antes de escolher o seu curso de pós-graduação, vale a pena se atentar a estes aspectos.

1 – Bolsas de estudos CNPQ

O CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), possui como principal objetivo, fomentar a pesquisa científica e tecnológica, incentivando a formação de novos pesquisadores brasileiros.

Neste conceito, o CNPQ oferece várias modalidades de bolsas de estudos de pós-graduação online grátis. É possível conseguir as bolsas através do próprio site do CNPQ ou por meio de cotas de Instituições cadastradas.

2 – Instituto Prominas

[Site indisponível – 17/07/2019]

O maior objetivo do Instituto Prominas é oferecer oportunidades para que os alunos tenham condições de estudar e construir uma base profissional ética.

O Instituto mantém uma parceria com várias Instituições privadas e públicas na intenção de oferecer cursos de pós-graduação Lato Sensu na modalidade EAD ou presencial. Neste ano o Instituto já abriu a seleção para sorteio de bolsas de estudo, basta conferir o regulamento no site.

3 – Bolsas da UAB

A UAB (Universidade Aberta do Brasil) é uma plataforma que reúne parcerias com várias Universidades públicas do Brasil, a fim de auxiliar todo e qualquer estudante a ter oportunidades de realizar um curso de formação superior.

São várias opções de cursos de pós-graduação online, basta se candidatar ao processo seletivo e aguardar a oportunidade.

4 – CAPES

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), possui a missão de expandir oportunidades de pós-graduação Stricto Sensu em todos os estados brasileiros.

A CAPES desenvolve programas de bolsas no Brasil, no exterior e programas estratégicos de auxílio à pesquisa.

5 – FINEP

A FINEP concede financiamentos reembolsáveis e não reembolsáveis. Os financiamentos não reembolsáveis são realizados por meio do FNDCT destinados a Instituições sem fins lucrativos.

6 – FIES

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa desenvolvido pelo MEC, a fim de conceder bolsas de estudos de graduação e pós-graduação para quem não possui condições de arcar com os gastos.

São diversas áreas de atuação que o FIES financia, e após o término do curso, o aluno passa a pagar uma mensalidade para quitar o financiamento. É uma boa maneira de estudar gratuitamente até o fim do curso.

7 – Fundação Estudar

A grande missão da Fundação Estudar, é justamente oferecer maiores oportunidades para estudantes brasileiros. Os estudantes que se cadastrarem podem receber toda a ajuda necessária, além de apoio financeiro para estudar nas maiores Universidades do Brasil.

8 – Instituto Ling

O Instituto Ling possui a missão de contribuir com a transformação da sociedade através de investimentos em educação. O Instituto oferece bolsas de estudos para mestrado e pós-graduação. Confira o regulamento no site.

9 – FAPESP

A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) é uma das principais agências de fomento à pesquisa do Brasil. Concede bolsas de estudos de pós-graduação online grátis a alunos vinculados às Instituições de Ensino cadastradas.

As bolsas de estudos ou auxílios financeiros acontecem através de 3 modalidades de financiamento: Linha regular, Programas especiais e Programas de Pesquisa e Inovação. Basta acessar o regulamento para participar.

10 – NEORA

A NEORA é um Instituto sem fins lucrativos que destina a auxiliar os estudantes a encontrarem as melhores Instituições de Ensino que oferecem bolsas de estudos para a área de atuação correspondente.

A importância da pós-graduação na vida profissional

Hoje em dia, o mercado de trabalho anda altamente competitivo e este é um dos maiores motivos para você realizar um curso de pós-graduação. Quanto maior os conhecimentos agregados ao seu currículo profissional, maiores serão as oportunidades para sua carreira.

A regra é nunca parar de aprender. A cada dia surgem novas escolas credenciadas ao MEC que estão oferecendo cursos de pós-graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu. O objetivo dessa expansão é atender a todos os novos profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho.

E dependendo de sua área de atuação escolhida, quanto mais certificados você apresentar, maior será seu crescimento profissional e desenvolvimento pessoal. A pós-graduação, hoje em dia é reconhecida como um requisito básico para ganhar espaço.

Somente a graduação no currículo já não é mais suficiente para conquistar às exigências das maiores empresas do Brasil.

E neste caso, a modalidade online é ainda a mais preferida dos profissionais da atualidade, por isso o grande número de oportunidades de bolsas de estudos para pós-graduação está crescendo.

O que o mercado busca é profissionais que apresentem fome de auto desenvolvimento, amplo conhecimento e compreensão de várias áreas. Para competir com profissionais altamente qualificados, você terá que mostrar muito mais.

Não perca a oportunidade de realizar um curso de pós-graduação e aumentar suas chances de crescimento na profissão que você escolheu. Esperamos ter lhe ajudado com estas dicas de Instituições que oferecem bolsas de pós-graduação online grátis. Compartilhe!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo