Você está aqui:Home » Dicas » Planilhas e Ferramentas » 10 benefícios de uma planilha no controle financeiro

10 benefícios de uma planilha no controle financeiro

A saúde e o sucesso de uma empresa estão ligados diretamente a capacidade de administrar do empreendedor, do financeiro aos colaboradores

Olá, amigos!

O controle financeiro é de extrema importância para qualquer pessoa, principalmente diante de um cenário de crise econômica e política. Com o desemprego em alta e a inflação elevada, é preciso acompanhar os gastos, fazer uma gestão e traçar um planejamento a fim de evitar surpresas no fim do mês.

Apesar de ideal, nem sempre as pessoas contam com um controle financeiro para acompanhar as suas receitas. As desculpas não muitas: falta de tempo, rotina atribulada, entre outros. No entanto, graças a tecnologia, já é possível encontrar milhares de planilhas, aplicativos e programas que facilitam essa gestão.

Independentemente da forma escolhida, os dados devem ser anotados sempre que possível e revisados periodicamente. É preciso ter disciplina e foco para que nenhum detalhe passe em branco.

Devido a sua facilidade de acesso e ao fato de que fórmulas e funções calculam os gastos e despesas sem maiores problemas, as planilhas tem sido a escolha preferida das pessoas. Além da criação de uma pasta nova no tradicional Excel, é possível encontrar modelos prontos no site da BM&F Bovespa e do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), por exemplo. Ambas trazem categorias diferentes para despesas, receitas e investimentos.

Além de permitir um planejamento para o futuro, dentre os principais benefícios das planilhas de controle financeiro, estão:

guardar-dinheiro-no-porco-como-cofre

1. Maior tranquilidade. Quando realizamos um bom controle financeiro, seja na vida pessoal ou profissional, conseguimos manter nossas contas em dia e traçar novos objetivos, como investimentos e viagens.

2. Corte de gastos extras. Ao colocar no papel todos os gastos, é possível identificar os itens supérfluos, que não são de primeira necessidade. Dessa forma, você consegue eliminar gastos desnecessários e, ainda, fechar o mês no azul.

3. Metas e objetivos. Quando visualizamos os gastos e traçamos metas, conseguimos controlar as finanças e acompanhar se, de fato, tudo está indo conforme o planejado ou não. Dessa forma, a chance de alcançar os objetivos é muito maior.

4. Controle de gastos. Ao criar uma planilha financeira, é possível saber exatamente o quando você pode gastar no mês. Ao somar as despesas fixas e eventuais, fica mais fácil determinar um orçamento e planejar passos futuros.

5. Poupança. Ao contrário do que as pessoas imaginam, para criar uma poupança ou uma previdência não é preciso mudar de emprego ou aumentar o salário, mas sim organizar suas despesas e verificar o quanto você pode e deve economizar.

6. Conta no azul. Imagine não depender dos juros altíssimos do banco e fechar o mês com a conta no azul? O controle financeiro permite que você planeje melhor, pague as contas em dia, compre somente o necessário e, claro, e evite os juros.

7. Facilidade para identificar problemas. Com os gastos e receitas em mãos, fica muito mais fácil encontrar possíveis problemas e se antecipar com as soluções;

8. Acompanhamento do ROI. Nos casos em que a planilha de controle financeiro é aplicada em empresas, é possível fazer um acompanhamento do Retorno sobre Investimentos (ROI), que consiste na relação do dinheiro que você ganhou ou perdeu em um investimento. Dessa forma, é possível identificar se vale ou não a pena realizar determinadas ações.

9. Contratação ou demissão de pessoal. Com o controle, também é possível verificar as chances e necessidades de contratar ou demitir algum funcionário, considerando gastos com INSS, FGTS, entre outros.

10. Preço de venda. Ainda no contexto empresarial, o controle também permite que o empresário defina o preço de venda dos produtos e serviços, com base nos gastos que ele tem durante o mês.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo