Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » 10 atividades divertidas e educativas para fazer em casa com as crianças

10 atividades divertidas e educativas para fazer em casa com as crianças

Olá, leitor(a)! 

Um dos maiores desafios para os pais durante a pandemia de Covid-19, que já se alastra há mais de um ano, é manter as crianças entretidas dentro de casa. Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar a importância de realizar brincadeiras com os pequenos e listar 10 atividades divertidas e educativas para fazer em casa. Confira! 

Como estimular o desenvolvimento das crianças em casa? 

Sempre foi importante que os pais incentivassem o desenvolvimento dos filhos. Contudo, com o isolamento social e a redução dos estímulos vindos dos ambientes externos, esse acompanhamento da família se tornou mais necessário do que nunca 

Brincadeiras lúdicas feitas em casa possibilitam o aprendizado de forma mais prazerosa, permitindo que a criança trabalhe seu crescimento intelectual e motor, sua imaginação, sua socialização e sua capacidade de empatia. 

Quais atividades realizar com os pequenos? Veja 10 dicas 

10 atividades divertidas e educativas para fazer em casa com as crianças

Fonte: Reprodução

Agora que você já sabe a importância de acompanhar o desenvolvimento das crianças, confira 10 dicas de atividades divertidas e educativas para fazer em casa. 

1. Alfabeto móvel 

O alfabeto móvel pode ser feito com elementos encontrados na natureza (pedras ou conchas do mar) ou outros materiais, como papelão, pregadores de varal e tampinhas de garrafa.  A brincadeira é simples: basta escolher o material e utilizá-lo para compor as letras do alfabeto. Os próximos passos variam de acordo com a fase de alfabetização de cada criança: reconhecer cada letra, formar palavras ou até escrever frases. 

2. Hora da história 

O trabalho com histórias ajuda no desenvolvimento da fala, da criatividade, melhora o vocabulário e até cria o hábito de leitura. A dica é transformar a hora da história em um momento especial. Para tanto, separe brinquedos, escolha músicas e utilize fantoches para tornar tudo ainda mais divertido. Se a criança quiser inventar uma nova história, incentive. Assim, ela estará exercitando a memória, a criatividade e a imaginação 

3. Modelagem das letras 

Materiais modeláveis, como massinha, palitos de sorvete e lã, são ótimos para exercícios de coordenação motora. Para unir o desenvolvimento motor com a aquisição de vocabulárioexperimente escrever em um papel letras maiúsculas e deixar que as crianças cubram as letras com um desses materiais. 

4. Experimentos científicos  

Que tal ajudar os pequenos na compreensão do mundo ao nosso redor? Experimentos como plantar uma semente de feijão no algodão ou amarrar um saquinho transparente ao redor da planta por uma ou duas horas são ótimas opções para explicar questões científicas mais básicas. 

5. Viagem no tempo 

Mostre para a criança quais eram as brincadeiras da sua infância. Conte uma história na qual vocês viajaram no tempo, para quando você também era pequeno, e brinque de amarelinha, pega-pega e esconde-esconde. Esses estímulos vão fortalecer os vínculos entre pais e filhos. 

6. Telefone com fio 

Lembra aquele telefone de lata que você costumava fazer quando era criança? Monte um com o seu filho, ou com a sua filha, e deixe que ele, ou ela, decore a lata como preferir. Esse processo vai estimular a coordenação motora e a criatividade. 

7. Jogos de tabuleiro 

Os pontos altos de brincadeiras desse tipo são os estímulos ao raciocínio, tanto lógico quanto abstrato, já que a criança terá que antecipar os movimentos do oponente, montar estratégias, traçar formas de recuperação e de evitar a derrota.  

8. Perguntas e respostas 

O jogo de perguntas normalmente contém cartões com questões sobre todos os temas. A proposta é incentivar a aquisição de conhecimentos gerais, treinar a memória e o pensamento crítico. Você pode comprar jogos prontos ou fazer os cartões em casa, abordando assuntos vistos na escola, curiosidades e até perguntas sobre a família e a rotina.  

9. Qual é a música? 

A dinâmica consiste em tocar ou cantarolar a parte instrumental de alguma canção com a qual os pequenos estejam familiarizados. A partir daí, eles precisarão exercitar a memória e a capacidade de fazer relações para descobrirem qual é a música.  

10. O que é isso? 

Aqui, a criança deve adivinhar o que está sendo desenhado dentro de um limite de tempo. A brincadeira trabalha a memória, a coordenação motora e, quando aliada aos assuntos aprendidos na escola, pode ser um bom reforço para os estudos. 

Bônus: e-book com atividades para crianças 

Unicef (Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância) é um órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de promover a defesa dos direitos das crianças. Durante a pandemia, a instituição desenvolveu um e-book gratuito chamado Atividades em casa com as crianças. Para baixá-lo, acesse este link.

Você conhece mais alguma ação divertida e educativa que pode ser feita em casa com os pequenos? Deixe nos comentários! 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo