Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » 10 atitudes dos pais contribuem com o desenvolvimento dos filhos

10 atitudes dos pais contribuem com o desenvolvimento dos filhos

Olá, pais!

Você já percebeu como aumentou a quantidade de crianças e adolescentes estressados?

Vivemos em uma época de grande de grande consumo de informações. Através da internet, nossos filhos – e nós também – tem acesso a uma infinidade de conteúdos os mais variados possíveis, alguns muito bons, outros extremamente inúteis e inadequados. A internet cresceu em uma velocidade não acompanhada pelo cérebro humano, que muitas vezes tem caído em situações de estresse por não consegui assimilar o crescente volume de dados com que se depara todos os dias. Isso acontece com nossos filhos também.

Apesar da variedade de canais de comunicação, as pessoas tem se distanciado cada vez mais. Vemos muitas conversas virtuais e pouco contato real. Vemos adolescentes com milhares de curtidas no Facebook, porém com um sentimento enorme de solidão. Temos um cenário onde vemos crianças e adolescentes que não sabem lidar com suas próprias emoções.

Para ajudar no desenvolvimento emocional do seu filho, listamos aqui 10 atitudes dos pais que contribuem com o processo de aprendizagem e desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes:

processo-de-aprendizagem-infantil

  1. Contar histórias de sua vida e da família: reforça o vínculo e possibilita que a criança se sinta parte de um grupo, neste caso, o familiar.
  2. Ouvir com atenção: alguns assuntos que para os pais podem parecer sem importância, para os filhos tem muito valor. Então, participe quando eles lhe contarem sobre o clipe novo que o artista preferido lançou, o fato novo que aconteceu na escola, a dúvida sobre qual roupa vestir. Você irá contribuir para que se sintam valorizados.
  3. Ajudar a pensar sobre seus erros: pontue o erro, mas não supervalorize. Ao invés disso, faça com que ele reflita sobre o porquê de ter errado, quais os impactos do erro e o que ele poderia ter feito diferente. Nas próximas vezes, ele saberá pensar antes de agir.
  4. Reforçar suas qualidades: a opinião dos pais é extremamente importante para um filho. Identifique o que ele tem de melhor e faça elogios sempre houver uma oportunidade. Essa atitude reforça sua autoestima.
  5. Evitar compará-lo com irmãos ou outras crianças: cada pessoa é um ser único, com um conjunto próprio de características. A comparação gera disputa e, muitas vezes, sentimento de inferioridade. Ao contrário disso, identifique suas características especiais. E se ele tem algum comportamento que não lhe agrada, converse calma e honestamente sobre isso, sem comparações.
  6. Deixar errar ou perder: sabe aquele jogo que você permite que ele ganhe sempre? Pois é importante que ele perca algumas vezes também. Sabe aquilo que ele quer fazer e você tem a certeza de que vai dar errado? É importante também permitir que ele faça. E erre. É uma oportunidade para que conversem sobre perdas, erros e sobre o que ele pode aprender com isso. Desta forma, ele aprenderá a ser resiliente.
  7. Ajudar a não desistir na primeira tentativa frustrada. Seja quando começar a andar de bicicleta, quando tirar uma nota baixa na prova ou quando qualquer outra coisa der errado. Estimule-o a tentar novamente. Com isso, você contribui para que ele tenha paciência e capacidade de superação.
  8. Impor limites: crianças precisam ouvir não. Elas precisam compreender que existem limites, que cada ambiente tem suas regras e que elas devem ser respeitadas. Assim, você os ensina a conviver em sociedade.
  9. Cumprir com o que fala: se a sua palavra foi assistir a apresentação na escola ou puni-lo por alguma atitude inadequada, cuide que ela seja cumprida. A coerência gera credibilidade e confiança.
  10. Ser o exemplo. Preste atenção como as crianças imitam o comportamento dos adultos. Elas repetem frases e gestos. A mais eficiente forma de educar é a partir do espelhamento. Mesmo quando você não quer, você está ensinando algo a seu filho, pois ele está observando você a todo momento. Portanto, se você quer ensinar algo a ele, faça primeiro.

Quanto mais você ajudar seu filho a se desenvolver emocionalmente, maior será seu vínculo com ele e sua capacidade de influenciá-lo positivamente.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo