Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » 10 aplicativos para aprender a ler em outro idioma

10 aplicativos para aprender a ler em outro idioma

Olá, caro leitor do Canal do Ensino!

Quando se aprende um novo idioma, ferramentas tecnológicas podem ajudar a desenvolver vários aspectos da língua estudada. Há aplicativos que treinam a pronúncia, games que ampliam o vocabulário e tradutores digitais para palavras e pequenas frases.

Com a leitura não é diferente. Existem aplicativos para estudar idiomas que trabalham o aprendizado por meio da compreensão de textos. Neste artigo, trouxemos 10 aplicativos desse tipo para serem baixados em seu celular ou Tablet. Acompanhe a lista e bons estudos!

Por que desenvolver a leitura em outro idioma?

Aplicativos para aprender a ler em outro idioma

Fonte: Reprodução

A necessidade de treinar a leitura em outro idioma surge quando você deseja compreender textos em uma língua estrangeira. 

Geralmente, isso ocorre com estudantes, profissionais ligados à comunicação e pessoas que estão sempre participando de eventos internacionais, como congressos, seminários e palestras. Contudo, qualquer indivíduo interessado em idiomas sente a necessidade de ler em outras línguas. 

Para auxiliá-lo nesse processo, listamos 10 aplicativos para aprender a ler em outro idioma. Confira! 

1- Voxy

O Voxy é um aplicativo que ajuda a ler em inglês e é voltado para o ambiente profissional.  O app compreende os módulos Assessment (nivelamento), Standard (conteúdos voltados para carreira), Premium (prepara líderes corporativos) e Executive (aulas particulares para alunos que se destacam).

Além disso, o Voxy oferece aulas personalizadas de acordo com as exigências dos clientes, que podem ser empresas, instituições de ensino superior ou alunos individuais. O aplicativo pode ser baixado em Android e IOS.

2- Beelinguapp

Esse aplicativo possibilita a leitura nos seguintes idiomas: inglês, espanhol, alemão, francês, hindi, russo, turco, chinês, árabe, italiano e japonês. Os textos são apresentados junto com uma versão em português e com áudios, para aprimorar a pronúncia. Você pode aprender no seu ritmo, escolhendo ler histórias curtas ou mesmo romances. 

3- Busuu

Com o Busuu, você poderá aprender inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, chinês, japonês, turco, russo, polonês e árabe. Para quem solicita o plano Premium, o aplicativo oferece testes de nível, ajuda de falantes nativos e certificação. Também há materiais diferenciados para parcerias com empresas, varejistas e hotelarias. O Busuu está disponível tanto para Android quanto para IOS.

4- Tradutor Profissional 

Disponível apenas para IOS, este aplicativo traduz simultaneamente textos em mais de 50 idiomas, como inglês, francês e alemão. Pode ser usado tanto em tarefas escolares quanto em viagens e situações cotidianas. O aplicativo também possui recursos de áudio, para algumas línguas, e de dicionário.

5- Lingua.ly

O Lingua.ly foi criado para aprimorar sua leitura em outro idioma. Com o app, você pode clicar sobre as palavras desconhecidas e descobrir seu significado. O aplicativo oferece textos e exercícios em inglês, espanhol, francês, italiano e mandarim. A interface é totalmente em português, o Lingua.ly é gratuito e está disponível para Android no site Baixaki.

6- T.I.G

O Textos em Inglês Grátis possibilita o aprendizado por meio de recursos como textos, áudios e traduções. Os textos são curtos, para facilitar a memorização, além de serem gratuitos e traduzidos por professores de inglês. Também há a opção de realizar gravações, para treinar a pronúncia das palavras.

7- Awabe – Inglês leitura diária

Nesse aplicativo, é possível escolher os temas dos textos, lê-los e ouvi-los. Como os áudios são lentos, para facilitar a identificação das palavras, esse app é indicado principalmente para iniciantes.

A Awabe também oferece outros recursos, de acordo com suas necessidades e nível no idioma. O aplicativo Aprenda inglês com histórias, por exemplo, faz parte da Awabe e disponibiliza um livro com 300 histórias infantis que pode ser baixado e estudado offline. 

8 -Tandem

Com o Tandem, você tem a oportunidade de conversar com estrangeiros, melhorando seu vocabulário, conhecendo expressões idiomáticas e estabelecendo novas amizades. O aplicativo funciona como uma rede social e oferece recursos de áudio e vídeo em diversas línguas, indo do nível básico ao avançado.

9- BBC Learning English

Esse é o aplicativo oficial da BBC Learning English, com o qual você pode melhorar sua fluência no idioma, assistindo aos programas e lendo os textos disponibilizados. Atualizado diariamente, o app também oferece transcrições e questionários, que ajudam a aprimorar a compreensão oral e a verificar seu aprendizado.

10- Lyrics Training: Learn Languages with Music

Este aplicativo utiliza textos musicais para ensinar idiomas como alemão, inglês, francês, espanhol, italiano, holandês, japonês e turco. Por meio de videoclipes e letras, você poderá aprender de forma divertida e interativa, já que também é possível fazer upload das músicas que você gostaria de utilizar para estudar idiomas.

Esperamos que você tenha gostado de nossas sugestões. Focamos no aprendizado com a utilização de textos, mas para conhecer ferramentas digitais voltadas para a ampliação de vocabulário, gramática ou conversação, leia:

E então, já sabe em qual idioma vai começar a ler? Deixe aqui nos comentários!

Bons estudos e até logo!

Para saber mais sobre como aprender a ler em outro idioma, clique aqui!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo