Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » 5 maneiras para você transformar o aprendizado de espanhol em um hábito

5 maneiras para você transformar o aprendizado de espanhol em um hábito

Olá, leitor!

Estudar um novo idioma é um grande desafio. Mas você sabia que uma das técnicas mais eficientes para memorizar novas palavras e se tornar fluente muito mais rápido é fazer com que a língua faça parte da sua rotina?

É só pensar como, quando crianças, aprendemos a falar português rapidamente. Mesmo que não soubéssemos sobre regras gramaticais e estruturas das frases, conseguimos nos comunicar muito bem desde o começo da infância. Isso acontece porque precisar usar o idioma para comunicar seus sentimentos e necessidade é um poderoso potencializador do aprendizado.

É por isso, também, que é muito mais fácil aprender um novo idioma fazendo intercâmbio. No entanto, nem todos podem colocar a rotina em pausa para viajar por algum tempo com o objetivo de tornar-se fluente em espanhol. Felizmente, é possível tornar o aprendizado um hábito de outras maneiras!

Quer mais dicas sobre como aprender Espanhol? Confira esse outro post que preparamos sobre o assunto!

A seguir, você encontra as melhores dicas para transformar o aprendizado de espanhol em hábito. Continue lendo e confira!

Porque tornar o aprendizado de espanhol um hábito

aprendizado_de_espanhol_5_maneiras_

Para entender melhor porque é tão importante tornar o aprendizado um hábito, precisamos falar um pouco sobre a forma como aprendemos e guardamos informações na memória.

Você já deve ter notado que, ao realizar uma tarefa todos os dias, ela fica muito mais fácil –  até mesmo automática. Isso acontece pois o cérebro humano é capaz de se organizar, formando ligações neurais novas que permitem que ações frequentes sejam executadas com maior facilidade e rapidez. É por isso que treinar é uma maneira confiável de melhorar suas habilidades em alguma tarefa.

Com o aprendizado, não é diferente. O treino ajuda o conteúdo a tornar-se mais natural e fácil de ser acessado quando precisamos evocar memórias específicas a eles. Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, de técnicas de estudo que envolvem repetições de exercícios de matemática para que o aluno realize cálculos de cabeça mais rápido.

Ao transformar o aprendizado de espanhol em um hábito, você aproveita esse recurso ao máximo. E o melhor: não é necessário dedicar horas e horas por dia para os estudos. Algumas das dicas que separamos levam poucos minutos para serem executadas, mesmo possuindo um efeito impressionante no aprendizado!

1 – Exercícios todos os dias

Uma das principais dicas para fazer do estudo de espanhol um hábito é não deixar de praticar todos os dias. É comum que estudantes não possuam tempo para sentar e estudar espanhol sempre, mas não é necessário gastar muito tempo com isso.

Estudar gramática e ortografia é uma tarefa para um ou dois dias na semana. Afinal, na rotina corrida de hoje em dia, não é possível separar duas ou três horas todos os dias para estudar. Quando recomendamos que o estudo seja feito todos os dias, não estamos falando de longas sessões de leituras teóricas.

O ideal é fazer alguns exercícios rápidos todos os dias. Utilize o tempo que você tiver: pode ser no tempo de locomoção de um lugar ao outro, em um momento específico para isso ou durante pausas. Não é necessário muito: dez minutos todos os dias é o suficiente para começar a desenvolver o hábito de estudar.

Essa técnica também é ótima para melhorar a pronúncia, expandir o vocabulário e melhorar o entendimento da língua. Para quem deseja se tornar fluente, ela é essencial: incluir o espanhol no seu dia a dia ajudará no desenvolvimento de um diálogo interno no idioma. Esse é um passo fundamental para falar realmente bem.

Para facilitar a realização de exercícios, lembre-se que existem aplicativos que disponibilizam esse tipo de serviço gratuitamente!

2 – Reformule sua playlist

Quantas músicas você escuta todos os dias? Já pensou que muitas delas poderiam ser em espanhol, melhorando sua capacidade de compreensão do idioma?

Escutar músicas no idioma que estamos aprendendo é uma ótima maneira de tornar o estudo uma rotina. Além disso, ajuda a desenvolver o diálogo interno, tornando a fluência mais fácil.

Não deixe de procurar as letras para entender melhor novas palavras. Você também pode manter um caderno onde você anota todas as palavras que ainda não conhece para buscar a tradução no futuro.

3 – Podcasts, fóruns e redes sociais

Da mesma maneira que ouvir música pode ser uma maneira de estudar se divertindo, os podcasts, fóruns e redes sociais podem te ajudar muito a desenvolver um novo idioma.

Nessas mídias, você terá contato com nativos. Dessa forma, pode aprender como o idioma é realmente utilizado e melhorar suas habilidades de compreensão, escrita e pronúncia. Muitas vezes, as conversas no dia a dia diferem drasticamente do conteúdo encontrado em livros de idiomas. Esse tipo de exercício, então, faz-se muito importante.

Além disso, você criará laços de amizade com as pessoas com quem interagir, o que o incentiva a voltar à página todos os dias, além de tornar o aprendizado mais divertido e leve.

4 – Gerando necessidade

Como já mencionamos, é muito mais fácil se motivar para estudar um novo idioma quando você precisa dele para se comunicar. No entanto, fazer uma viagem de intercâmbio nem sempre é viável. Por isso, você pode precisar gerar necessidade de outras maneiras.

Existem muitos truques que podem ser usados para transformar a sua rotina em aprendizado quando o assunto é um novo idioma. Confira alguma dicas:

  • Troque o idioma de menus em eletrônicos, como a televisão, computador e celular;
  • Acesse sites de entretenimento em espanhol;
  • Veja seriados ou outros programas em espanhol, sem legendas;
  • Jogue videogames em espanhol, preferencialmente do tipo que você precise compreender as instruções para avançar;
  • Faça palavras cruzadas e outros tipos de passatempos com palavras em espanhol.

Todas essas estratégias te ajudam a “precisar” entender o novo idioma para obter formas de entretenimento. Isso cria uma necessidade que, embora artificial, funciona tão bem quanto se você realmente precisasse do novo idioma para se comunicar.

5 – Diário

Escrever um diário em outro idioma pode parecer uma tarefa apenas para alunos avançados. Mas, acredite, esse exercício pode ser muito mais simples do que parece e ajudar a trazer o aprendizado do espanhol para o dia a dia.

No começo, pode ser que esse seja um processo mais demorado ou cansativo. No entanto, você logo pegará o jeito e perceberá que essa técnica ajuda muito a aprender a usar o novo idioma de maneira eficiente.

Confira um passo a passo para começar o seu diário em espanhol e tente hoje mesmo:

  1. Você deverá escrever ao menos um parágrafo por dia. Comece se apresentando e escrevendo sobre como será o exercício.
  2. Não escreva nenhuma palavra que não esteja em espanhol nesse diário.
  3. Descreva como foi seu dia ou o que você fez, de maneira breve.
  4. Utilize frases completas.
  5. Sempre que não souber como falar algo, utilize um dicionário ou tradutor para descobrir.
  6. Não mude o que iria dizer para adequar a frase a palavras que você já conhece: o objetivo é fazer com que você pesquise para aprender novas formas de se expressar.
  7. Se for escrever sobre alguma palavra nova, descreva o significado em espanhol ao invés de escrever a tradução.

Você verá o quanto isso pode ajudar! Além de melhorar sua capacidade de utilização do idioma, o diário ajuda a expandir o vocabulário, aprender como se expressar em espanhol e ainda traz o aprendizado para sua rotina. O exercício pode ser feito rapidamente, principalmente depois que você já está pegando o jeito da escrita e construção das frases.

Conclusão

A maneira mais eficiente de estudar qualquer assunto é fazer com que o aprendizado se torne parte da sua rotina. Desenvolver o hábito de estudar, no entanto, nem sempre é fácil: é preciso motivação, disciplina e organização para manter-se em dia com os exercícios.

Com essas sugestões, no entanto, você aprendeu maneiras divertidas e leves de transformar o estudo de espanhol em um hábito. E o melhor: sem tomar muito tempo ou criar rotinas exaustivas de estudo! Comece hoje mesmo a estudar um pouco por dia:  quando você perceber, já estará fluente!

Veja mais algumas dicas para não perder sua motivação e acertar no plano de estudos:

Trace metas realistas: não adianta planejar estudar de seis a oito horas por dia. Você não conseguirá manter esse ritmo e certamente se sentirá desmotivado ao não cumprir o plano.

Faça pausas: estudar direto é mais do que ruim para seu corpo – é ineficiente. Seu cérebro precisa de descanso para memorizar e acomodar os conteúdos no seu esquema mental. Leia esse post para entender melhor.

Trate o estudo como compromisso: mesmo que sejam apenas dez minutos por dia, não deixe de estudar para fazer outras coisas. Trate o momento de estudo como um compromisso, como se fosse uma aula ou trabalho a ser entregue.

Quer ainda mais dicas para aprender idiomas mais rápido? Dê uma olhada nesses outros posts que preparamos para você:

E você, quais estratégias usa para transformar o aprendizado de espanhol em um hábito? Divida conosco nos comentários e aproveite para perguntar se ficou com alguma dúvida!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo