Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Você tem Perfil Empreendedor? Faça um teste grátis

Você tem Perfil Empreendedor? Faça um teste grátis

Olá!

O sucesso ou o fracasso de um negócio está diretamente ligado ao desempenho de seus administradores, segundo especialistas. Para que a empresa tenha mais chances de prosperar, é recomendável que o patrão tenha o chamado perfil empreendedor: um profissional ousado, com iniciativa e disposto a correr riscos calculados.

Porém, para tornar-se um empresário de sucesso não basta querer, é necessário que a pessoa reúna uma série de características imprescindíveis em um empreendedor. “Muitas pessoas não nasceram para o empreendedorismo e, se mesmo assim tentarem investir em algum negócio, dificilmente obterão o sucesso planejado. Grande parte dos empreendedores de sucesso possui perfis semelhantes, e isso não é apenas uma coincidência”, afirma Irineu de Ascenção, diretor de relações institucionais da Associação Comercial Empresarial do Brasil (ACEB).

No entanto, para aqueles com perfil de empregado, que preferem estabilidade e se sentem inseguros diante da mudança, a possibilidade de fracassar à frente de um negócio é maior.

Dentre os aspectos fundamentais da personalidade de um empreendedor destacam-se:

Criatividade
Aceitar desafios e buscar soluções viáveis para o equacionamento de problemas.

Liderança
Inspirar confiança, motivar, delegar responsabilidades, formar equipe, criar um clima de moral elevado, saber compartilhar ideias, ouvir, aceitar opiniões, elogiar e criticar pessoas.

Perseverança
Manter-se firme em seus propósitos, sem deixar de enxergar os limites de sua possibilidade, buscando metas viáveis até mesmo em situações adversas.

Flexibilidade
Controlar seus impulsos para ajustar-se quando a situação demandar mudanças, estar aberto para estudar e aprender sempre.

Vontade de trabalhar
Dedicar-se plenamente e de forma entusiasmada ao seu negócio.

Automotivação
Encontrar a realização pessoal no trabalho e seus resultados.

Formação permanente
Buscar constantemente informações sobre o mercado e atualização profissional sobre novas técnicas gerenciais.

Organização
Compreender as relações internas para ordenar o processo produtivo e administrativo de forma lógica e racional, entender as alterações ocorridas no meio ambiente externo de forma a estruturar a empresa para melhor lidar com essas mudanças.

Senso crítico
Antecipar-se aos problemas principais, analisando-os friamente.

Faça o teste e descubra se você tem o Perfil Empreendedor (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 09/12/2019) e se possui chances de obter sucesso ao montar seu próprio negócio.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo