Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » Você está preparado para o próximo concurso público?

Você está preparado para o próximo concurso público?

Ola Leitores!!!

Esse é o sonho de muitos brasileiros, ter uma carreira sólida e estabilizada como servidor público. Sonho que não tão simples de ser conquistado já que para ingressar nesse meio é bastante complicado. Exige muito estudo, dedicação e disciplina para ser aprovado em uma dessas avaliações. Ainda mais que as vagas são bastantes limitadas e a quantidade de concorrentes é enorme.

Quem decide optar por seguir essa carreira tem que estar atento também aos malefícios que existem na vida de um funcionário público. Apesar de ter uma remuneração boa, carreira fica estabilizada, muitas estatais têm um plano de carreira para seus funcionários, mas também muita gente fica doente por conta do trabalho que é exaustivo e desgastante. Existem casos de depressão profunda no meio.

Questões psicológicas e profissionais

Quando estiver decidindo entre ingressas ou não como servidor público faça uma avaliação pessoal. Se você realmente tem a capacidade de ser aprovado, não por falta de inteligência, mas por poder disponibilizar seu tempo para estudo, além da capacidade de memorizar conteúdo, se o seu nível escolar é o bastante para querer algum cargo em especial e se terá paciência para esperar a aprovação, já que é muito difícil ser aprovado logo na primeira prova que fizer.

Além disso seguir essa carreira não é tão simples e nem sempre você terá que se submeter é ser um subordinado, ou tomar ações de um. É necessário ser proativo, ter espírito de liderança, iniciativa, saber trabalhar em equipe, persistência e saber gerir conflitos. Afinal de contas você estará lidando com pessoas.

Além do tempo de estudo isso tem que ser avaliado por você antes de começar a focar nos estudos e deixar de lado muita coisa que gostaria de fazer, vida social e momentos em família.

Doenças e vocação

Por quererem realizar o quanto antes esse sonho muitas pessoas decidem prestar provas para qualquer cargo e esquecem que isso pode acabar muito mal para si mesmo. Quando existem cargos para candidatos com ensino superior, geralmente existe apenas 1 vaga para a área específica e isso acaba tornando-a muito concorrida. Existem algum casos de se ter mais de 200 candidatos querendo essa vaga, é mais concorrido que todos os vestibulares.

Assim esses candidatos acabam desistindo de atuar na sua área de formação e optam por cargos diferentes, com remuneração menor e que muito provavelmente, não estará trabalhando com o que mais lhe agrada. Alguns desses cargos inclusive não oferece nem um plano de carreira para que o profissional cresça na empresa e tenha uma motivação todos os dias.

Por conta disso alguns funcionários acabam afastado do trabalho por doenças mentais, como a depressão. Não se vêm importantes no local de trabalho, ou sob muita pressão e acaba acarretando nisso. Portanto antes de escolher um cargo para concorrer analise tudo que envolva essa opção, se você tem vocação para o cargo, se realmente se sentirá feliz fazendo aquilo todos os dias por alguns anos, ou para sempre.

Melhor estudar um pouco mais e aguardar um pouco mais do que escolher qualquer função e não trabalhar com o que gosta e ficar doente por conta disso.

Ate!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo