Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Você conhece o Google Acadêmico ou Google Scholar?

Você conhece o Google Acadêmico ou Google Scholar?

Olá leitores do Canal do Ensino,

Quando falamos em pesquisas ou estudos escolares, a internet acaba sendo uma ferramenta indispensável para obter um melhor desempenho nos resultados. O Google é o buscador número 1 e o mecanismo de busca mais acessado da atualidade.

O Google também traz uma ferramenta voltada especialmente para a área de pesquisa e estudo, que é o Google Acadêmico ou também chamado de Google Scholar.

Se você ainda não conhece, separamos aqui algumas dicas super importantes, vantagens de usar e um rápido passo a passo de como usar o Google Acadêmico. Confira!

O que é, e para que serve o Google Acadêmico?

Google Acadêmico ou Google Scholar foi lançado nos Estados Unidos em 2004 e aqui no Brasil, ele chegou em torno de 2006. Esta ferramenta nada mais é do que um agregador de artigos científicos, teses, mestrados, resumos, textos jornalísticos, citações e pesquisas armazenadas pelos servidores do Google.

Traz como slogan a seguinte frase: “Sobre os ombros dos gigantes”, que é uma referência ao pensamento de Isaac Newton: “Se enxerguei mais longe, é porque estive sobre ombros de gigantes”. Este pensamento traz como significado, que Newton se inspirou em grandes mentes, grandes cientistas e especialistas para formular suas próprias teorias.

A ferramenta é um acervo que contém uma vasta gama de conteúdo de alta qualidade. Enquanto na modalidade de busca convencional você leva horas para selecionar um bom conteúdo de pesquisa, por meio da ferramenta Google Scholar, você pode selecionar resultados mais objetivos que podem te ajudar melhor.

Lá você pode selecionar os resultados por autor, ano de publicação, citações relevantes, docentes renomados, universidades influentes, entre outros filtros. Os resultados podem ser classificados em apenas língua portuguesa ou se preferir, pode encontrar resultados também em vários idiomas.

É indicado especialmente para alunos e estudantes de qualquer nível escolar que pretendem realizar um trabalho científico, TCC ou qualquer outro trabalho escolar.

Além disso, você pode criar uma conta no Google Acadêmico e salvar seus artigos favoritos. Você terá uma espécie de biblioteca, podendo consultar o conteúdo quando quiser e ter sempre um documento interessante para ler mais tarde.

Como usar o Google Acadêmico ou Google Scholar?

1° Passo – Realize o seu cadastro

O cadastro do Google Acadêmico é semelhante ao do próprio Google. Aliás, se você já tiver uma conta Google, não há a necessidade de criar outra para usar o Google Scholar. Basta entrar com seu e-mail, senha e pronto! Você já poderá navegar a procura de um conteúdo relevante para você.

Caso ainda não tenha uma conta Google e quer utilizar esta ótima ferramenta, basta clicar neste link aqui.

2° Passo – Personalizando o seu perfil

Após estar logado na sua conta Google, você estará na plataforma do Google Scholar. Você avistará no canto superior esquerdo a opção “Meu Perfil”. Esta opção permite que você otimize as buscas e personalize o seu perfil para obter melhores resultados das pesquisas.

Nesta opção você poderá alterar áreas de interesse, inserir artigos escritos por você que também estão na web e muito mais.

3° Passo – Explorando a ferramenta

Ainda no canto superior esquerdo, você poderá avistar várias outras funcionalidades como:

  • Alerta: Você poderá inserir seu e-mail principal e receber notificações sempre que um artigo novo do seu interesse surgir.
  • Métricas: A opção “métricas” te ajudará a encontrar os artigos clássicos na plataforma, assim como os mais acessados nos últimos anos.
  • Pesquisa avançada: Esta opção permite que você selecione maiores informações sobre o tipo de artigo que você quer encontrar como: Frase exata, título exato, autoria, data de publicação ou site específico que foi publicado.
  • Configurações gerais: Aqui você poderá personalizar ainda mais sua conta no Google Acadêmico.

4° Passo – Pesquisando

Agora com tudo já configurado como você quer, é só pesquisar um tema do seu interesse. Ao clicar em pesquisar, você poderá selecionar na coluna da esquerda o ano em que tal artigo foi publicado.

Na pesquisa também é possível solicitar automaticamente o alerta de e-mail para o tema que você está buscando. Sempre abaixo dos artigos você verá um ícone de “estrela”. Este ícone serve para salvar automaticamente o artigo em sua biblioteca. Se você não tiver muito tempo, pode ler depois.

Se você quiser citar algum artigo em seu TCC ou monografia, você verá um ícone de “aspas”, que logo apresentará o nome do autor, página e ano, com formatação pronta para citação.

Se você quer resultados exatamente relacionados sobre o tema que buscou, também haverá uma opção abaixo de cada artigo “exibir relacionados”. Então, você poderá navegar e escolher os artigos mais relevantes que abordam este tipo de tema.

5° Passo – Download

Outra opção também é fazer download dos artigos diretamente em seu computador ou qualquer dispositivo móvel. Ao abrir determinado artigo, caso ele seja apresentado no formato PDF, é possível salvar o arquivo em uma opção que se encontra no canto superior direito da tela.

Você também poderá imprimir o artigo ou ainda salvar no seu navegador. Tudo simples, prático e rápido para lhe auxiliar nos seus estudos.

Aproveite muito conteúdo grátis no Google Scholar

Esta é uma ferramenta que tem tudo para dar certo. Uma ferramenta de busca acadêmica que se tornará cada vez mais indispensável no aprendizado dos estudantes. Traz muitos recursos interessantes e conteúdos de alta qualidade. E o melhor, tudo totalmente gratuito. É só se cadastrar e aproveitar!

Agora você já sabe tudo sobre o Google Acadêmico ou Google Scholar. Se tiver qualquer dúvida, já sabe né? Deixe abaixo nos comentários que em breve lhe retornaremos. E não esqueça de compartilhar para espalhar as informações!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo