Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Você conhece a teoria dos quatro quatros?

Você conhece a teoria dos quatro quatros?

Conheça esse desafio matemático que estimula seu cérebro a raciocinar melhor

Olá, leitores!

Estudar a matemática nunca foi uma tarefa simples, mesmo para aqueles que trabalham com ela e para quem tem facilidade com os números. A arte de conhecer os números, origem da palavra matemática, do grego matemathike (máthema = compreensão, entendimento e thike = arte) é importante em todas as partes de nossa vida, em tudo o que fazemos há matemática, em todos os lugares existem números.

Malba Tahan, heterônimo de Julio Cesar de Mello Sousa, famoso escritor e matemático brasileiro, têm diversas obras literárias relacionadas ao campo matemático. Dentre os diversos livros publicados, um título em especial forneceu uma base para a curiosa teoria dos quatro quatros: O homem que calculava: aventuras de um singular calculista persa.

O livro, apesar de parecer didático, tem um conteúdo mais abrangente em relação aos livros escolares. A obra apresenta desafios matemáticos, curiosidades e até a lenda da origem do xadrez. Mas um desafio é muito repercutido entre professores e estudantes, um curioso caso que mostra a possibilidade de obter todos os números de 0 a 100 (somente números inteiros) utilizando, apenas, quatro números quatros. Não entendeu? Confira o que é preciso para realizar essas operações e como estudar a partir dessa teoria.

Teoria dos quatro quatros

Essa tese possui algumas regras que podem orientar melhor quando estiver a resolver este desafio numérico. Primeiramente, todas as resoluções não poderão utilizar letras ou funções fictícias e, como citado anteriormente, os resultados serão apenas números inteiros.

Apesar de não ser possível envolver letras nos cálculos, todos os outros sinais matemáticos podem ser aplicados, e não são poucos:

  • Adição;
  • Subtração;
  • Multiplicação;
  • Divisão;
  • Fatorial;
  • Terminal;
  • Exponenciação;
  • Radiciação.

Após esses passos, já é possível começar a fazer a sua tabela ou desafiar seus amigos e familiares para completar toda uma centena.

Daremos para você os primeiros resultados da teoria, para incentivar e desafiar sua mente e aprofundar seus conhecimentos, dessa forma seu estudo pode ser aprimorado e, certamente, completará mais esse desafio.

desafio-dos-quatro-quatros

Conhece outros desafios matemáticos? Comente aqueles que levaram mais tempo para achar uma solução.

Até a próxima!

Texto escrito por: Vítor Luis Nogueira Moura

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo