Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Vestibular 2016: comece a se preparar desde já!

Vestibular 2016: comece a se preparar desde já!

Olá leitores,

Sabemos que 2016 ainda nem começou, mas já é tempo de começar a se preparar para os vestibulares de fim de ano, mesmo que você ainda nem saiba que curso pretender fazer. Já para quem prestou exames no ano que passou e foi reprovado, chegou a hora de avaliar quais seus pontos fracos e focar mais os estudos neles, para ai alcançar a tão almejada aprovação.

O segredo para alcançar isso é um só: estudo, com dedicação e concentração. Por isso é importante organizar uma rotina de estudos rigorosa a ser cumprida. O importante é cumprir as horas programadas de estudos com qualidade.

Segue algumas dicas para você planejar seus estudos ao longo do ano de 2016.

Se você for fazer cursinho

Existem duas modalidades de cursinho pré-vestibular: o extensivo e o intensivo. O extensivo dura o ano inteiro e é indicado principalmente para quem já completou o ensino médio e não passou no vestibular, ou então para quem está no último ano e quer ter uma base melhor para as provas.

Já o intensivo dura apenas o segundo semestre, e é indicado para quem começou a estudar sozinho no primeiro semestre e quer um reforço, ou então para quem está no último ano do ensino médio e quer rever a matéria. Essa modalidade serve realmente como um reforço e revisão dos estudos para o aluno.

Seja qual for o cursinho que vai fazer e qual modalidade, é importante que o aluno também estude em casa. Sempre que chegar depois da aula faça uma revisão nas matérias do dia e alguns exercícios como forma de memorizar melhor o conteúdo.

Os cursinhos também oferecem periodicamente redações e simulados coma forma de preparar o aluno tanto físico como psicologimente para a prova. Isso vai deixar ele mais a vontade para realizar o exame e mais preparado para controlar o tempo de resolução.

Para quem não vai fazer cursinho

Não fazer cursinho é indicado mais para quem está terminando agora o terceiro ano do ensino médio, algumas escolar ainda oferecem juntamente com as aulas normais revisões dos anos anteriores para ajudar o aluno a ir melhor na prova.

Quem já terminou a escola e vai estudar em casa, então terá um ano inteiro para revisar o conteúdo, mas não esqueça que isso exige muita organização e disciplina.

Hoje em dia é fácil encontrar milhares de conteúdos com apostilas, apresentações de slides, vídeos, e muito mais sobre o conteúdo que costuma cair nos vestibulares. Você também encontra facilmente a prova de anos anteriores para realizar como forma de estudo e simulado.

Se você quiser realizar um simulado inédito e mais rigoroso pode ficar de olho nos sites de cursinhos, pois ao longo do ano são realizados alguns simulados gratuitos aberto a todos, não exclusivos para alunos.

Para todos os candidatos

É sagrado estabelecer um horário para estudo e durante este período se dedique apenas aos livros, sem fazer nenhuma outra coisa simultaneamente. Leve a sério seu cronograma de estudos durante todo o ano, só assim você estará bem preparado para a prova que pode mudar sua vida.

Não se esqueça de descansar o corpo e a mente

Como ninguém é de ferro, é importante manter o corpo e a mente saudável, sempre se alimente bem, respeite o horário de sono e até mesmo pratique um esporte. Você também deve reservar algum horário, principalmente aos finais de semana para lazer com a família e os amigos.

Não fique só nos livros

Não adianta nada passar um ano todo somente estudando livros com conteúdos e mais conteúdos, também é importante sempre estar antenado com as principais notícias e discussões que estão acontecendo em toda a sociedade.

Essas provas costumam cobrar muitas questões sobre atualidades, então é de suma importância estar em dia com o que acontece no mundo. Com essas dicas acredito que sua preparação para o vestibular do ano que vem será muito melhor e mais produtiva e finalmente você conseguirá a vaga na universidade e curso que tanto deseja.

Bons Estudos.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo