Você está aqui:Home » Enem » Veja os assuntos mais cobrados na prova de História do Enem

Veja os assuntos mais cobrados na prova de História do Enem

Olá estudantes!

Mesmo com muito estudo, é difícil saber tudo o que foi aprendido no ensino médio. Como agora a prova do Enem 2014 já está bem perto (acontecem em 8 e 9 de novembro), uma sugestão é focar em temas específicos. Para te ajudar, o site Universia Brasil fez um raio-x com os temas mais recorrentes na prova de história nos últimos 3 anos.

Não que você deva estudar só esses assuntos, mas é um complemento para montar o seu próprio plano de estudos e, assim, otimizar sua leitura e aproveitar melhor o tempo reservado para essa atividade.

Na hora da prova, no que se refere às questões de História, o candidato do Enem deve aliar os conteúdos que estudou com a interpretação dos textos que são utilizados como enunciados das questões.



Você deve começar lendo atentamente os enunciados das questões. Geralmente são apresentados textos de historiadores em que muitas vezes a linguagem é mais erudita, sendo necessária maior atenção do aluno. Uma dica para a prova, e que geralmente é utilizada no próprio estudo da história, é “questionar o texto”. No caso da prova do Enem, o candidato pode inicialmente ler a questão e com ela direcionar a leitura do texto que é apresentado. Pode acontecer de o próprio texto responder à questão, facilitando a escolha da alternativa.

Dito isso, agora dê uma olhada na prova de história do Enem nos últimos 3 anos:

- 12 perguntas sobre História do Brasil. Temas abordados: República, Monarquia, Presidencialismo, Política do Café com Leite, Colonização e Proclamação da República.

- 9 questões sobre movimentos políticos e sociais. Temas abordados: árabes, caras-pintadas, Martin Luther King, estudantes na ditadura, Vladimir Herzog, Ghandi, Guerra do Vietnã, quebradeiras de coco do babaçu.

- 7 questões sobre direitos das mulheres e escravos apareceram nas 3 últimas edições do Enem.

- 4 perguntas sobre culturas e tradições do Brasil e do mundo.

- 3 conhecimentos sobre cultura afro-brasileira foram exigidos dos estudantes nas últimas 3 provas do Enem.

- 2 questões sobre Religião.

- 2 questões sobre II Guerra Mundial.

- 2 questões sobre Democracia, Monarquia e Ditadura.

- 2 questões sobre meios de comunicação.

- 2 questões sobre Capitalismo x Socialismo.

- 1 questão sobre crise econômica.

- 1 questão sobre normas sociais.

- 1 questão sobre Revolução Industrial.

Em se falando de história no Enem 2014, o importante é estar preparado, ler o texto com cuidado e fazer uma boa interpretação. Não tem erro.

Até mais!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo