Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Veja como funciona o Vestibular Social

Veja como funciona o Vestibular Social

Oi estudantes!

O Vestibular Social é uma seleção feita em algumas universidades com a finalidade de inserir no ensino superior estudantes de baixa renda. Oferecendo bolsas de estudos de até 100% nas mensalidades.

Qualquer estudante de baixa renda que ainda não possua diploma de curso superior e possua patrimônio compatível com a renda informada, pode participar do vestibular social. A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), por exemplo, exige que a renda familiar mensal do candidato deve ser de até seis salários-mínimos.

A seleção dos bolsistas ocorre depois do encerramento dos vestibulares tradicionais, e normalmente acontecem duas vezes por ano. A oferta de vagas dos vestibulares sociais normalmente é grande, porém não oferecem vagas em todos os cursos.

—> Clique aqui para encontrar bolsas de estudo em faculdades de todo Brasil <—

Quem oferece o vestibular social

O vestibular social é oferecido, em sua maioria, por universidades católicas como as PUCs de Goiás e Campinas e a Católica de Petrópolis (UCP). Algumas outras instituições também oferecem o benefício, são elas as Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), Faculdade Drummond e o Centro Universitário São Camilo.

As bolsas que são distribuídas pelo Vestibular Social são totalmente gratuitas, sendo que as mesmas atingem a porcentagem de 100%, ou seja, completamente integrais, permitindo que um interessado possa ingressar em um curso de seu gosto sem a necessidade de pagar qualquer taxa mensalmente.

Como participar do vestibular social

O exame é realizado aos sábados, sendo que a inscrição deverá ser feita exclusivamente por meio da internet, na página oficial do Vestibular Social. O candidato deve se cadastrar e demonstrar seu interesse em conseguir uma bolsa integral em uma universidade ou instituição de ensino superior.

Para completar a inscrição, é necessário que o interessado esteja completando o ensino médio, podendo usufruir da possível bolsa de estudo que conseguirá, além de que os indivíduos, com ensino médio já completo, também poderão participar desta oportunidade de estudo completamente gratuita.

Se você se é um estudante de baixa renda e se enquadra nos demais requisitos para o vestibular social, não deixe de participar.

Até a próxima!

comentários (2)

  • WEIGNY ALVES

    olá,tenho uma dúvida sobre o vestibular social,estava lendo o edital e não entendi uma parte,se as bolsas são para pessoas de baixa renda,como uma família vai ter no mínimo 6 salário por mês,sendo que a pessoa é pobre.

    Responder
    • Tiffany

      Não é no minimo 6 salários,é até 6 salários. Ou seja se a família no total ganha mensalmente ATÉ 6 salários o individuo pode participar´no entanto se a renda familiar estiver acima de 6 salários o individuo não participa. Participará apenas aqueles que tem renda mensal de 6 salários e abaixo disso.

      Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo