Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Veja como ensinar utilizando tablets em sala de aula

Veja como ensinar utilizando tablets em sala de aula

Oi professores!

O uso de tablets em sala de aula ainda é um tabu para muitos professores, principalmente para aqueles que não estão muito acostumados com esse tipo de tecnologia. Porém, os alunos costumam aprender com os tablets de um modo mais eficiente, já que estão inseridos em uma geração que está constantemente conectada.

Utilizando essa tecnologia nas aulas, os professores além de agradarem os estudantes, podem também inovar na forma de apresentar os conteúdos de ensino. O docente pode criar o material que gostaria de apresentar, de acordo com as necessidades da aula, e também tem a possibilidade de aliar os jogos aos estudos. As crianças são as que mais se interessam pelos jogos e aprendem muito mais quando se sentem desafiadas por atividades lúdicas, mas ainda sim didáticas.

Dicas para usar o tablet em sala de aula

Agora confira algumas dicas de como evitar que os tablets sejam um problema nas salas de aula:

1 – Diminua o tempo de espera

Para evitar que os alunos se atrapalhem e demorem a acessar as atividades, os professores e os estudantes devem baixar um aplicativo que permita que todos estejam conectados, possibilitando que o professor envie os materiais necessários para a aula.

2- Mantenha o foco dos alunos

Com o uso dos tablets em aula, os professores estão sujeitos a enfrentar algumas distrações por parte dos alunos como o acesso a redes sociais ou a outros materiais que não sejam apropriados no momento. Para evitar essa distrações são necessárias algumas estratégias:

  • Enquanto explica a atividade, o docente deve ser o único a estar com o tablet em mãos. Terminada essa explicação, os alunos devem pegar seus tablets e iniciar a atividade.
  • As atividades propostas devem ser explicadas detalhadamente aos alunos
  • O professor deve determinar momentos para a utilização dos aparelhos e outros para gerar discussões críticas em sala de aula. O ensino com ajuda da tecnologia pode fluir muito bem se o docente delinear bem os objetivos e estabelecer regras claras.

3 – Inove

Professores e alunos devem dialogar sobre quais as atividades que funcionam ou não em sala de aula. Essa conversa é importante para alinhar os interesses de todos e aumentar o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos estudados.

Os aplicativos dos tablets devem ser utilizados para impulsionar a qualidade das aulas. Também devem ser realizadas atividades em grupos onde os estudantes interajam uns com os outros e com a tecnologia. Outro fator que pode ser um diferencial é a mobilidade possibilitada pelo uso dos tablets. O professor deve incentivar os alunos a se movimentarem dentro do ambiente de estudo, para criar um novo método de aprendizagem.

Experimente as técnicas para ensinar utilizando tablets em sala de aula e tenha uma experiência mais participativa e interativa com seus alunos.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo