Você está aqui:Home » Dicas » Intercâmbio » Veja como aproveitar o intercâmbio de um mês

Veja como aproveitar o intercâmbio de um mês

Olá!

Fazer um intercâmbio de idiomas é um investimento para a carreira e para a vida. Uma quantia considerável é reservada e, como retorno do “dinheiro aplicado”, espera-se voltar com gramática e fluência bem melhores da língua estrangeira estudada. Mas nem sempre isso acontece. Tem que saber aproveitar ao máximo a experiência, principalmente se ela for curta. O site UOL Educação falou com especialistas que dão dicas de como potencializar o intercâmbio mais curto.

Nível de conhecimento do idioma

A primeira coisa é saber se o curso de curta temporada é o mais indicado para seu nível de conhecimento do idioma. O de um mês, por exemplo, não é o mais indicado para estudantes com nível básico. Já se espera que a pessoa saiba mais que o básico e só vai se aprimorar mesmo. Thais Pires, gerente do Alumni Advising, que presta auxílio para brasileiros na escolha de programas de intercâmbio para os Estados Unidos, adverte: “Se a pessoa não tem uma base mínima, com vocabulário e gramática suficientes, não vai conseguir praticar inglês e nem aproveitar o curso. Agora, se ele tem um ano para ficar no exterior, vale a pena ir mesmo sem saber nada”.

Considerando-se o custo e benefício, o curso de um mês é o mais indicado àqueles cujo conhecimento do idioma se encontra em um nível entre intermediário e avançado. O ideal é que o plano de estudos tenha, pelo menos, 18 horas aula por semana.

Para quem não se sente confortável com seu nível de idioma, aulas intensivas, feitas ainda quando se está no Brasil, dão mais confiança no cotidiano em outro país.

Participação

Outro dado que conta para tirar maior proveito do intercâmbio é a desenvoltura do aluno. Flávio Crusoé, da agência BEX explica: “Sempre digo que são os tímidos que mais precisam da experiência de se estudar em outro país. A timidez pode fazer com que o intercambista não aproveite ao máximo essa oportunidade. Lá fora, ele tem a chance de quebrar essa timidez e desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal e trabalho em grupo”.

Já Thais Pires, tem outra opinião: “Quanto mais desinibido for, melhor”. Justamente são esses estudantes com perfil “cara de pau” que se arriscam a falar – corretamente ou não – o idioma estrangeiro, que se soltam bem e, consequentemente, aprendem mais rápido.

A sugestão é, sendo tímido ou desinibido, se envolver com o cotidiano e com os moradores locais. “Procure sair sozinho na rua, ir até o mercado, pedir sua própria conta e comida, mesmo que seja usando mímica”, indica Ágatha Paixão, consultora da STB (Student Travel Bureau).

Tente falar sempre no idioma que se está estudando. Evite o português. O maior risco é o de ir até outro país e fazer um grupo de amigos brasileiros e não exercitar o idioma desejado. Tome cuidado.

Não tenha medo de errar e aproveite ao máximo a experiência do intercâmbio!

Boa viagem!!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo