Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Veja como acompanhar as etapas de um concurso público

Veja como acompanhar as etapas de um concurso público

Olá concurseiros!

Você decidiu qual (ou quais) concurso(s) vai prestar, fez sua inscrição e está estudando? Tudo certo. Mas é importante também acompanhar todas as etapas de um concurso público.

O primeiro passo é ler os editais com atenção. As empresas e instituições organizadoras costumam divulgar diversos tipos de editais, muitas vezes cada um é formulado para uma função específica, por isso a primeira coisa pode ser conferir cada um dos tipos de edital existentes para o concurso que está prestando.

Principais tipos de edital

  • A Retificação é um edital divulgado após o início das inscrições para o concurso, podendo acrescentar, corrigir e modificar informações.
  • A Convocação serve para solicitar o comparecimento dos candidatos para as etapas do concurso.
  • O Gabarito é onde aparecem as respostas corretas das provas já efetuadas, e, normalmente são divulgados logo após a aplicação do exame.

O Resultado é divulgado algum tempo após cada etapa do concurso, neles estão inclusas as listas com nomes dos candidatos aprovados para as próximas fases, os aprovados no concurso e suas respectivas colocações.

Atenção!

Fique atento, pois frequentemente as datas de divulgação de resultados são modificadas. Se você não for convocado para o cargo pretendido, mas ficou classificado numa colocação razoável, é aconselhável que entre em contato periodicamente com os órgãos responsáveis pelas convocações visto que, havendo problemas com os primeiros colocados, os próximos da lista podem ser chamados.

Isso se deve ao fato de que enquanto houver candidatos aprovados em concurso e este, por sua vez, estiver dentro do prazo de validade fixado no edital, eles terão prioridade para a nomeação, ainda que tenha havido outro concurso com candidatos também habilitados.

Acompanhamento

Além das medidas citadas acima, para se manter bem informado, existem inúmeros meios de comunicação específicos sobre concursos que noticiam diariamente dados sobre os processos seletivos. Entre eles os mais indicados são jornais e revistas especializados em concursos, cursinhos preparatórios e sites na Internet, que é local onde se encontram os dados mais recentes.

É só prestar atenção e fazer um bom planejamento, não só de estudos, mas de todas as etapas que envolvem o concurso público.

Até a próxima!

Confira alguns cursos online para concursos oferecidos gratuitamentes

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo