Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Veja a diferença entre um diploma e um certificado

Veja a diferença entre um diploma e um certificado

Olá leitores!

Diploma e certificado são documentos que atestam a formação recebida pelo seu titular.

O Diploma é um documento formal, emitido por instituições de ensino com cursos reconhecidos, habilitando seu titular ao exercício de uma profissão. Os mesmos são emitidos para comprovar a conclusão em cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia) e de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Os diplomas serão expedidos para cursos reconhecidos por lei e quando registrados terão validade nacional.

Como você pode saber se um diploma é reconhecido pelo MEC

  • Instituição de Ensino: Pesquise a instituição no site do INEP (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 06/12/2019) para verificar se a mesma e cadastrado.
  • Instituição de Ensino Superior: Basta pesquisa no site do e-MEC para saber se uma instituição é reconhecida.

O Certificado é um documento fornecido para certificar ou comprovar que alguém participou de algum evento, como congresso, simpósio, encontro, ciclo de estudos, palestra, conferência, ou de algum curso de extensão cultural ou de nível secundário, como supletivo. O certificado é registrado na própria instituição que o emitiu e não necessitam estarem regulamentados em um órgão específico.

Esperamos te ajudado.

Até logo!

 

 

 

comentários (1)

  • Mauricio Reggiori

    Fiz mestrado em Odontologia na Unip e fui bolsista da Capes. Depois de defesa e termino do curso não consegui publicar meu trabalho. Por essa razão a Universidade diz que não pode emitir meu diploma de mestrado e isso tem me dado problema para conseguir emprego. Isso procede? A Universidade pode não me dar i diploma por essa razão?

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo