Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » USP oferece curso grátis sobre Geociências e o Sistema Terra

USP oferece curso grátis sobre Geociências e o Sistema Terra

Olá pessoal!

A USP disponibiliza, através do site da Univesp TV, um curso online grátis sobre o Sistema Terra. Ele é voltado a graduandos e pós-graduandos interessados nas áreas de geociências, educação ambiental e assuntos correlatos. Também é aberto a todos com formação superior em qualquer área do saber.

Este curso sobre o Sistema Terra é apresentado gratuitamente, em forma de videoaulas online, que você pode assistir a hora que quiser. Há ainda a possibilidade de fazer anotações sobre questionamentos, opiniões e dúvidas enquanto assiste o vídeo, e receberá tudo em seu e-mail.

A Univesp TV é o canal de comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a quarta universidade pública paulista e visa ao incentivo à formação integral do cidadão.

O curso

São 10 videoaulas gratuitas do curso regular de graduação de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental, do Instituto de Geociências da USP, ministradas pelos docentes Wilson Teixeira e Paulo Boggiani.

A disciplina Sistema Terra traz conhecimentos sobre a origem, constituição e funcionamento do planeta, na perspectiva da Terra como um sistema dinâmico. Dentre os temas discutidos nas aulas estão Histórico das Geociências; Universo e Sistema Solar: Origem, Evolução e Composição; Meteoritos; Estrutura da Terra; Crosta Terrestre: Dinâmica; Rochas no Contexto da Dinâmica Global (“Ciclo das Rochas”); Vulcanismo e Plutonismo.

O curso não possui certificação. São apenas aulas online para complementação de estudos e pesquisas. É só acessar o site e começar a estudar.

Conteúdo programático

  • Aula 1: Introdução – Professor Wilson Teixeira
  • Aula 2: Tectônica de Placas – Professor Wilson Teixeira
  • Aula 3: Evolução do Pensamento Geocientífico – Professor Paulo Boggiani
  • Aula 4: Minerais – Professor Paulo Boggiani
  • Aula 5: Processos Formadores de Rochas – Professor Paulo Boggiani
  • Aula 6: Rochas Ígneas – Professor Wilson Teixeira
  • Aula 7: Rochas Sedimentares – Professor Paulo Boggiani
  • Aula 8: Rochas Metamórficas – Professor Wilson Teixeira
  • Aula 9: Ciclo das Rochas e Estruturas – Professor Wilson Teixeira
  • Aula 10: As Ciências da Terra e o Tempo Geológico – Professor Wilson Teixeira

O curso sobre Sistemas Terra é mais uma dica gratuita que o Canal do Ensino traz para te ajudar a expandir a mente, pensar diferente e aumentar ainda mais seus conhecimentos.

Boas aulas!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo