Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » Universidades para você estudar online e de graça

Universidades para você estudar online e de graça

Olá leitores do Canal do Ensino!

Imagine seu currículo com cursos no MIT, em Yale, em Stanford ou em Harvard. Pra muitos de nós, algo assim ainda soa como um sonho distante. De acordo com o senso comum, estudar fora do país é para poucos: é caro, burocrático e exige que você abra mão de muitas coisas na sua vida por aqui. Não é uma percepção exatamente errada, mas existe uma maneira mais simples de incluir as mesmas faculdades na sua formação. Sem gastar nada. E da sua casa.

Muitas faculdades europeias e americanas oferecem cursos online gratuitos. Essas faculdades desenvolvem plataformas específicas, em que você se conecta virtualmente com professores especialistas, que passam tarefas e trabalhos que você executa em conjunto com outros estudantes ao redor do mundo. Muitos desses cursos são de graça, com uma grade horária bem razoável, exigem dedicação de 5 a 10 horas semanais, por cerca de 3 meses, em média, ministrados pelos mesmos professores que ensinam os alunos presenciais dessas faculdades, abrangendo os mesmos temas.

Veja algumas faculdades e plataformas que oferecem cursos online, com as áreas em que cada universidade oferece cursos e os destaques de cada uma delas. Mesmo assim, não deixe de visitar o site para conferir cursos futuros em outras áreas, cursos passados ter certeza de que o curso que você quer não está lá: Listamos as áreas de atuação com maior quantidade de cursos dentro de cada universidade, mas como muitas oferecem aulas em campos variados, é difícil mencionar todos.

Stanford, na Califórnia, EUA

Site: http://online.stanford.edu/
Idioma: inglês
Oferece cursos em quais áreas? engenharia da computação, medicina, engenharia de games, empreendedorismo, matemática, design, programação e muitos outros.

Carnegie Melon, na Pensilvânia, EUA

Site: http://oli.cmu.edu/ 
Idioma: Inglês
Oferece cursos em quais áreas? engenharia e ciência da computação, programação, psicologia, biologia, química, medicina e línguas.

MIT, em Boston, EUA

Site: http://ocw.mit.edu/index.htm
Idioma: Muitos, incluindo português.
Oferece cursos em quais áreas? possivelmente, todas. Há muitos cursos de especialização, bem específicos mesmo, em todas as áreas – exatas, humanas e biológicas. Vale investir umas horas navegando pelo site.

Harvard, em Boston, nos EUA

Site: http://www.extension.harvard.edu/open-learning-initiative 
Idioma: Inglês
Oferece cursos em quais áreas? história, ciência da computação e matemática.

Yale, em Connecticut, nos EUA

Site: http://oyc.yale.edu/ 
Idioma: Inglês
Oferece cursos em quais áreas? línguas, música, ciências políticas, química, física, história, geografia, economia, entre outras.

Berkeley, na Califórnia, EUA

Site: http://webcast.berkeley.edu/series.html#c,s,Spring_2013 
Idioma: Inglês
Oferece cursos em quais áreas? Economia, biologia, antropologia, ciência, história, entre outras.

Outros:

iTunes U
Visitar a iTunes U, uma plataforma disponível no seu iPod Touch, iPad e iPhone através de um app da Appstore, é se desesperar com a quantidade de conteúdo disponível. Universidades e educadores no mundo todo disponibilizam ali vídeos e podcasts educativos gratuitos, em vários idiomas.

Coursera
É um site dedicado a reunir em um só lugar todos os cursos livres e gratuitos online em todas as universidades do mundo – já são 418. O Coursera se destaca pela variedade de oferta de cursos, alguns muito específicos.


Academic Earth

Outra plataforma que reúne e facilita a busca por cursos online gratuitos oferecidos em universidades do mundo inteiro, no Academic Earth dá pra fazer a busca pela faculdade, pela área do curso e o que mais você quiser.


Open Education Database

O OED tem o mesmo princípio dos dois sites aqui em cima, mas permite outras parâmetros na busca, como cursos pagos, além de oferecer ranking das melhores universidades e cursos online em cada área.


Udemy

O site permite que qualquer um ofereça cursos por preços bem acessíveis, e a qualidade é atestada pelo feedback de alunos que fizeram os cursos. A maioria é na área de tecnologia e de design.


Udacity
O site reúne instrutores para dar cursos, gratuitos e pagos, cuja meta é oferecer conteúdo de maneira simples, em vídeos curtos e diretos.


Open.edu
O Open.edu oferece muitos cursos, de áreas específicas, todos organizados pela Open University.


Khan Academy
O site oferece cursos gratuitos introdutórios em áreas mais clássicas: matemática, álgebra, geometria e história.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Até logo!

Você também tem a opção de fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo