Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Administração e Negócios » Universidade oferece curso grátis de Estratégia de Negócios

Universidade oferece curso grátis de Estratégia de Negócios

Olá leitores!

Quem trabalha com empreendimento, sabe que para que um plano de negócios, de carreira, de custos… precisa de estratégia. No mundo corporativo, quem não se organiza para isso, tem menos chances de se dar bem. Para ajudar quem quer entender melhor como fazer uma estratégia de negócios, trazemos esta dica.

A Escola de Negócios Darden, da Universidade de Virgínia nos Estados Unidos, está oferecendo através da plataforma Coursera, o curso online e gratuito “Os Fundamentos da Estratégia de Negócios”.

Este curso é ministrado por Michael J. Lenox, professor de negócios e do MBA de estratégia da Universidade de Virgínia. Aqui você vai aprender a analisar a organização de uma estratégia e saber o que fazer para criar mais valor através de seu próprio “kit de ferramentas” como estrategista. Terá também a capacidade de pensar estrategicamente sobre as empresas líderes, bem como organizações que podem estar envolvidas.

Sobre o curso

O objetivo destas vídeo-aulas é explorar a teoria e as estruturas que fornecem as bases de uma estratégia de negócios bem sucedida. Vamos desenvolver a sua capacidade de pensar estrategicamente, fornecendo-lhe as ferramentas para a realização de uma análise estratégica. Essa análise é fundamental para o contexto competitivo em que uma empresa opera. E é bom também para fazer sugestões fundamentadas para a forma como essa organização deve posicionar-se e as medidas que deve tomar para maximizar sua valorização. Aspirantes a gerentes, empresários, empreendedores sociais, analistas e consultores vão ver que é bem útil dominar esses fundamentos.

Formato do curso

O curso “Os Fundamentos da Estratégia de Negócios” tem duração de 6 semanas durante as quais serão apresentados um vídeo semanal acompanhando de uma leitura do livro, mais vídeos com palestras, um quiz e um exercício para aplicar as estratégias apresentadas. No final será feita uma análise estratégica de uma empresa a escolher e isso vai servir como exame final.

Todos os vídeos são em inglês com legenda em português. É recomendada 5 a 6 horas de estudo por semana.

Requisitos

Não requer conhecimento prévio. O curso está aberto a todas as pessoas.

Programa do curso

Semana 01: vamos introduzir o conceito de análise estratégica além de explorar o impacto que o mercado competitivo tem sobre o sucesso do negócio. Inclui uma discussão do caso da Google

Semana 02: vamos explorar como a estrutura da indústria impacta os resultados competitivos e aprender a analisar as forças da indústria. Inclui uma discussão do caso da indústria da microcervejaria.

Semana 03: vamos aprender como analisar os recursos da empresa e como eles podem fornecer uma vantagem competitiva. Inclui uma discussão do caso da Apple

Semana 04: vamos aprender a analisar a dinâmica competitiva e a interação entre empresas e a evolução das indústrias.

Semana 05: vamos combinar nossos aprendizados até o momento para determinar como a empresa melhor se posiciona de forma competitiva para criar mais valor. Irá incluir uma discussão de caso Piaggio.

Semana 06: vamos estender a análise para considerar como as empresas competem em vários mercados. Inclui uma discussão de caso da Disney.

Leitura Recomendada

As aulas terão referências ao livro “The Strategist’s Toolkit”, que foi escrito especificamente para este curso pelo próprio instrutor. Os participantes terão acesso gratuito a capítulos específicos do livro. A obra completa pode ser adquirida na Amazon ou pela Darden Business Publishing (livro físico ou eletrônico).

Inscrições

Para se inscrever, basta fazer um cadastro no site do Coursera, achar o curso do seu interesse a começar a estudar.

Todos que concluírem o curso com êxito receberão uma Declaração de Cumprimento assinada pelo instrutor do curso.

Este curso online gratuitoOs Fundamentos da Estratégia de Negócios” é uma boa oportunidade para quem trabalha no mundo corporativo a treinar a mente e pensar diferente. Aproveite.

Até mais!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo