Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Informática e Internet » Unicamp oferece curso online grátis de Processamento Digital

Unicamp oferece curso online grátis de Processamento Digital

Olá pessoal!

Você é daqueles curiosos que sempre quis entender como funcionam os sinais digitais, luzes, CD, TV? Ou trabalha com isso? Estuda? Então este curso é para você.

A Unicamp, em parceria com o Coursera, está disponibilizando o curso online grátis de “Processamento Digital de Sinais”, onde o participante irá entender um ingrediente fundamental da revolução digital: a amostragem, que permite que sinais como músicas e imagens sejam armazenados e processados em dispositivos digitais.

As vídeo-aulas são ministradas pelo docente Renato da Rocha Lopes da Universidade Estadual de Campinas.

Sobre o curso

Para entender melhor: como é possível representar os diversos sinais presentes no mundo usando apenas os zeros e uns de sistemas digitais? O que eu perco com isso? Como a tela de um telefone representa as cores se elas possuem apenas luzes vermelhas, azuis e verdes? Por que uma música em um CD é amostrada 44100 vezes por segundo? Por que uma imagem fica cheia de pontos ou blocos quando olhadas de muito perto ou com um zoom muito grande, mas esse efeito diminui com a distância? E como essas perguntas estão relacionadas? Esse curso responderá essas e muitas outras perguntas.

Inicialmente, será mostrada de forma relativamente intuitiva que todos os sinais que nos rodeiam podem ser representados como uma soma de senóides, e que essa representação traz algumas facilidades, permitindo, por exemplo, a especificação de filtros e facilitando a resposta às questões acima. Em seguida, será estudado o processo de amostragem, mostrando o fenômeno de aliasing, que origina o efeito estroboscópico, e como projetar filtros essenciais para a amostragem.

Requisitos recomendados

Espera-se que o aluno desse curso tenha uma boa familiaridade com funções trigonométricas, variáveis complexas, e progressões geométricas. Um conhecimento de programação, especialmente de Matlab ou Octave, também ajuda.

Leituras recomendadas

É possível seguir esse curso sem um livro texto, pois as notas de aula e links para sites explicativos serão disponibilizados. Ainda assim, a maior parte do material usado no curso veio de um desses livros:

LYONS, Richard G. Understanding digital signal processing. Pearson Education, 2010.

DINIZ, Paulo SR; DA SILVA, Eduardo AB; NETTO, Sergio L.Processamento Digital de Sinais-: Projeto e Análise de Sistemas. Bookman Editora, 2014.

MCCLELLAN, James H.; SCHAFER, Ronald W.; YODER, Mark A. Signal processing first. Pearson/Prentice Hall, 2003.

OPPENHEIM, Alan V. et al. Processamento em Tempo Discreto de Sinais. Pearson, 2013.

Formato do curso

Este curso é composto por uma série de vídeos com duração entre 10 a 15 minutos, textos para leitura e prática, sendo necessário uma dedicação de 4 a 6 horas de estudo semanais.

Requisitos

Não é necessário ter conhecimentos prévios. O curso está aberto a todos os interessados.

Inscrições

Para se inscrever, basta fazer um cadastro no site do Coursera, achar o curso do seu interesse a começar a estudar.

Este curso online grátis de “Processamento Digital de Sinais” é uma boa oportunidade para se especializar em processamento de sinais e se diferenciar no mercado de trabalho.

Até a próxima!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo