Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Ciências Humanas » Unesp oferece curso online grátis sobre História da Arte

Unesp oferece curso online grátis sobre História da Arte

Olá pessoal!

A Unesp está oferecendo através do site da Univesp TV, um curso gratuito online sobre História da Arte. Ele é voltado a graduandos e pós-graduandos interessados nas áreas de arte, história, pesquisa, cultura e assuntos correlatos. Também é aberto a todos com formação superior em qualquer área do saber.

Este curso de História da Arte é apresentado gratuitamente, em forma de videoaulas online, que você pode assistir a hora que quiser. Há ainda a possibilidade de fazer anotações sobre questionamentos, opiniões e dúvidas enquanto assiste o vídeo, e receberá tudo em seu e-mail.

A Univesp TV é o canal de comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a quarta universidade pública paulista e visa ao incentivo à formação integral do cidadão.

O curso

São 09 aulas do curso regular de graduação, ministradas pelo docente José Leonardo do Nascimento do Instituto de Artes da Unesp (Universidade do Estado de São Paulo).

O objetivo do curso de História da Arte é apresentar movimentos artísticos locais dentro de uma perspectiva mais abrangente da história da arte. As aulas exploram a arte etrusca, o realismo da arte romana antiga e o diálogo com a Grécia, a arte cristã primitiva, a arte bizantina, as expressões artísticas medievais, como as Iluminuras, a arte Românica e o Gótico, até os primeiros momentos do Renascimento italiano. O professor José Leonardo do Nascimento também apresenta e analisa os principais monumentos artísticos de cada período histórico.

O curso não possui certificação. São apenas aulas online para complementação de estudos e pesquisas. É só acessar o site e começar a estudar.

Conteúdo programático

  • Escultura e pintura etruscas: vitalismo e arte tumular.
  • Roma antiga: realismo e diálogo com a Grécia.
  • Arte cristã primitiva: abstração e solenidade.
  • Iluminuras medievais: arte monástica.
  • Arte bizantina: espiritualidade e esplendor celestial.
  • Arte românica: arquitetura e relevo escultórico.
  • Arte gótica: verticalidade e luz.
  • Siena no século XIV: arte republicana e religião.
  • Florença no século XIV: da bidimensionalidade pictórica ao Renascimento.

O curso sobre História da Arte oferecido pela Unesp é mais uma dica gratuita que o Canal do Ensino traz para te ajudar a expandir a mente, pensar diferente e aumentar ainda mais seus conhecimentos.

Boas aulas!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

comentários (31)

  • Flavio Becker

    Oooi,

    que artigo ma-ra-vi-lho-so!

    Eu sei o quanto é recompensador é ter um blog!

    Tenho escrito sobre Gmail Entrar no Revista Ícone

    Beijos!

    Responder
  • Vivaldo da Hora

    O curso de História da Arte pelo o menos deveria ter certificado, ou qualquer coisa que contasse horas pra graduandos!

    Responder
  • Rubem Leite

    Oi!
    Tenho interesse em fazer por dois motivos.
    Um é porque gosto de estudar;
    e outro é porque trabalho com arte e com educação, mas aí me surge uma dúvida; se não há certificação como poderei comprovar que fiz o curso, caso surja uma oportunidade de trabalho que eu precise comprovar?
    Abraços!

    Responder
  • Luís Francisco da Silva Vargas

    Quando vi a divulgação do curso fiquei com muita vontade fazer. Mas lendo o edital do curso, em sua página na INTERNET, eu li que: “O curso não possui certificação”. Outras pessoas já se manifestaram a respeito disto, em mensagens enviadas. Uma das respostas que vocês deram foi de que: “Somos os divulgadores dos cursos. Sugerimos que entre em contato com quem cria e administra os cursos para obter essas informações”. Sou de Porto Alegre/RS, como fiquei interessado em fazer, mas preciso certificado par ao meu currículo acadêmico, como faço para entrar em contato, – e-mail – como os administradores e organizadores do curso? Abraços. Arq. Luís Chico Vargas.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo