Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Tudo o que você precisa saber para aprender qualquer idioma sozinho

Tudo o que você precisa saber para aprender qualquer idioma sozinho

Olá!

Muitas pessoas pensam que aprender um idioma sozinho é muito difícil e quase impossível, mas não é bem assim. Se você estiver disposto a aprender pode ter certeza que vai conseguir, mas é claro que é importante aprender algumas técnicas para não ficar dando tiro para todos os lados e perdendo tempo.

Como você vai aprender sozinho a primeira coisa que deve ter é disciplina, aprender em casa não é difícil, mas é preciso de disciplina e levar a sério. As dicas que vamos dar aqui servirão para qualquer idioma, não importa se você quer estudar inglês, alemão, espanhol ou francês, elas vão funcionar para qualquer estudo de idiomas.

Tendo em mente que você terá disciplina para estudar e terá um tempo definido que não pode ser apenas 30 minutos por dia, vamos conferir tudo o que você precisa saber para aprender sozinho um idioma. Um bom tempo de estudo é cerca de 2 horas por dia, você vai aprender rápido e pode dividir seu tempo de estudo em fases que vamos falar logo mais.

Os estudantes devem ter em mente que aprender um idioma leva tempo, por isso não pense que você vai sair falando ou entendendo depois de alguns meses de estudo. Isso leva tempo e dependendo do idioma será mais ou menos rápido. Idiomas como inglês e espanhol é mais fácil aprender, você já conhece muitas palavras e já estudou muitos anos na escola ou está estudando. Já outros idiomas são mais difíceis como alemão e chinês.

Aprendendo um idioma sozinho

A primeira coisa que deve fazer quando decidir estudar um idioma é mergulhar de cabeça, você quer mesmo aprender? Então vai com tudo, você precisa praticar o novo idioma onde estiver, comece a escutar músicas, assista filmes, tente ler textos, escute diálogos, mesmo sem entender. É fundamental praticar esse idioma e absorver ao máximo tudo o que puder, por isso crie formas de estar o tempo todo em contato com o idioma.

Você também precisa concentrar no que é mais importante para você, se está estudando inglês para viajar é importante aprender mais a falar e entender o que as pessoas falam que a gramática em si. Se você está estudando para fazer uma prova escrita, você deve se concentrar na gramática, escrita e leitura. É importante ter um foco, os estudantes sem foco desistem muito mais fácil.

Não ter medo de cometer erros também é importante, você está aprendendo sozinho, mas pode começar a conversar com alguém e praticar e nesse momento é importante não ter vergonha. Vire criança, as crianças aprendem com mais facilidade, pois não tem medo de passar vergonha, de errar e de perguntar. Se você está com uma dúvida e conhece uma pessoa que entende muito da língua que está estudando é só perguntar.

O fato de estudar sozinho não quer dizer que você não pode contar com outras pessoas, quer dizer que você não tem um professor para estar do seu lado o tempo todo. Mas você pode ter um amigo para conversar no idioma que está aprendendo e pode também ter dúvida e perguntar para uma pessoa que já sabe o idioma.

Quem está aprendendo um idioma precisa aproveitar todas as ferramentas disponíveis, principalmente se vai aprender sozinho. A internet está cheia de ferramentas para te ajudar, você pode ler textos, assistir vídeos, ouvir músicas ou utilizar qualquer outra ferramenta disponível. Por isso não deixe de aproveitar tudo o que está a sua disposição.

Só tome muito cuidado com duas coisas, como a internet é livre, você vai encontrar muita informação errada, por isso saiba os lugares certos de procurar. A outra coisa é que você precisa tomar cuidado para não perder o foco, como existem muitas ferramentas você pode ficar perdido e querer fazer tudo de uma vez só, mas não é bem assim, saiba a hora certa de usar as ferramentas.

Aprender sozinho é experimentar, é criar formas novas de aprender. Você pode encontrar o seu jeito de aprender em casa, cada estudante tem uma forma diferente, por isso ache a sua. E aproveite que você vai aprender em casa para falar sozinho e criar diversos diálogos para você mesmo, dessa forma vai aprender e não terá vergonha.

Isso é tudo o que precisa saber para aprender um idioma, agora é só começar a colocar em prática e aprender sozinho um novo idioma. Essas dicas valem para todas as pessoas e para qualquer idioma, é claro que com alguns será mais fácil encontrar conteúdos para aprender e até pessoas para compartilhar. Mas mesmo sendo um idioma mais diferente, se você quiser e tiver o interesse de aprender, pode ter certeza que será bem-sucedido.

Não esqueça de deixar seu comentário, se você já aprendeu um idioma sozinho e tiver algo para compartilhar não deixe de contar, isso irá ajudar as pessoas que vão começar agora.

Até logo!

comentários (1)

  • CLEBER PINHEIRO DO SANTOS

    O tema foi muito esclarecedor e incentivador! Bastante útil aos interessados no tema. Certa vez, alguém pôde sabiamente dizer: “A melhor figura de retórica é a repetição.” Tenho experimentado isto todas as vezes que releio textos no idioma de meu interesse. Também escuto áudios e assisto vídeos repetidas vezes.
    PARABÉNS, pela iniciativa Canal do Ensino!

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo