Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » TOEFL: Tudo que você precisa saber sobre o teste de inglês

TOEFL: Tudo que você precisa saber sobre o teste de inglês

Olá pessoal,

Muitas pessoas já ouviram falar de TOEFL na faculdade, no emprego ou até mesmo na escola de inglês. Ele é um dos testes de inglês mais conhecidos e importantes que também abre portas para diversas oportunidades profissionais e acadêmicas.

O que exatamente é o TOEFL?

TOEFL é uma sigla que significa Test of English as a Foreign Language, Teste de Inglês como Língua Estrangeira. No TOEFL os alunos devem provar sua capacidade de falar e compreender a língua inglesa num nível acadêmico.

O teste é uma marca da Educational Testing Service, uma das maiores empresas sem fins lucrativos focada em testes e seleções. Ao redor de 20 milhões de estudantes de inglês já o realizaram desde o primeiro teste aplicado.

Para avaliar da melhor maneira possível os conhecimentos do candidato o teste é dividido em quatro seções: Reading (leitura), Oral Comprehension (compreensão oral), Speaking (fala), Written expression. (expressão escrita).

Reading

Nessa parte do teste existem entre 3 e 5 textos longos com questões relacionadas. O tema é bem variado, mas em geral relacionado à vida acadêmica. As questões são igualmente variadas, nesse teste de inglês o aluno pode precisar responder sobre o conteúdo do tema, significado de expressões ou palavras, parafrasear ou fazer resumos.

Oral Comprehension

Também conhecido como Listening essa parte testa a habilidade de audição que o candidato possui para o inglês. Para cada passagem do teste de Listening o aluno deve ouvir um áudio onde as respostas estão, ele pode ser uma conversa, programa de rádio, anúncio e outros.

Speaking

Essa parte do teste de inglês também é dividida em passagens. Nas duas primeiras partes os alunos responderão perguntas pessoas ou sobre sua vida profissional e acadêmica. Nas duas finais é necessário ler um texto, explicar suas ideias e relaciona-lo a outro texto ou informação que será passado.

Written Expression

São duas partes do teste de escrita: na primeira ou aluno lerá um texto e ouvirá algumas informações, depois precisará escrever sobre como os dois se relacionam e dar opiniões pessoais. Na última parte é necessário escrever um pequeno texto com um tema pré-definido.

Como fazer o TOEFL?

O TOEFL é um teste de inglês online e pode ser realizado em diversas escolas de inglês aplicadoras como as da rede InFlux. A inscrição pode ser feita através de uma escola de línguas estrangeiras ou no site do TOEFL.

Para que serve o TOEFL?

O que ele é todos já sabem, mas por que fazer o TOEFL?

Ele é um teste muito importante e também uma das exigências para estudar na maioria das universidades em países de língua inglesa fora do país. O programa Ciência sem Fronteiras do governo federal também exige uma pontuação mínima no teste TOEFL para que o aluno seja elegível para uma vaga em países estrangeiros.

Quem está pensando em fazer o TOEFL por motivos profissionais também está certíssimo. Muitas empresas exigem uma boa nota no teste como prova de fluência no inglês. Até organizações governamentais estrangeiras exigem o TOEFL para que um brasileiro possa trabalhar nela.

Vistos também podem ser baseados nas notas do exame, alguns países como Austrália aceitam o TOEFL para emitir visto de estudantes de graduação e pós-gradução, trabalhadores qualificados e negócios.

Como passar no TOEFL?

Qualquer um que seja fluente no idioma é capaz de realizar o teste sem maiores problemas. Caso um aluno de inglês queira se preparar melhor existe literatura específica para realizar o teste e cursos preparatórios.

Neles o candidato aprenderá técnicas para realizar de maneira mais eficiente as tarefas de cada parte do teste de inglês e também poderá fazer exercícios tirados da própria prova e simulados.

 Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo