Você está aqui:Home » Dicas » Intercâmbio » Tier 4: como tirar o visto de estudante da Inglaterra

Tier 4: como tirar o visto de estudante da Inglaterra

Olá!

Não é novidade que para estudar na grande maioria dos países você precisará de um visto de estudante. A diferença está no processo de requerimento, na documentação necessária, na sua instituição, no valor da taxa de inscrição, entre outros fatores.

O visto geral para estudar no Reino Unido chama-se Tier 4 (General), para estudantes estrangeiros de 16 anos ou mais que já conseguiram uma vaga em algum curso britânico. Para consegui-lo, você deve ter proficiência no inglês, ter suporte financeiro para bancar o curso e o custo de vida durante os estudos e atender a todos os requisitos de elegibilidade.

Requisitos para o Tier 4

Primeiramente, é necessário ter recebido uma carta de admissão em uma instituição registrada pelo governo. O seu curso deve ser um dos seguintes:

Curso integral com uma qualificação de no mínimo nível 6 de acordo com o National Qualifications Framework (NQF)

-Curso acadêmico fora do Reino Unido, equivalente aos cursos de educação superior britânico, mas oferecido por uma instituição do Reino Unido

-Curso integral de, no mínimo, 15 horas de aulas semanais durante o período do dia, que resulte em uma qualificação não acadêmica pelo menos no nível 3 da NQF

Foundation Degree para médicos ou dentistas com pós-graduação

Você terá de comprovar ter o valor suficiente em dinheiro (disponível em uma conta bancária, ou por outras formas de comprovação) exigido pelo governo, como forma de demonstrar que não precisará trabalhar ilegalmente no país para pagar pelo curso e pela estadia. A quantia depende de acordo com as circunstâncias (curso, instituição, duração da estadia, etc.).

Fluência mínima no inglês

Outra exigência que se torna cada vez mais rígida é a proficiência na língua inglesa. O nível é estipulado pela sua instituição e deverá ser atingido em leitura, escrita, conversação e compreensão oral. (A proficiência, inclusive, precisará ser comprovada na alfândega, na passagem pela imigração, ao aterrissar no país, portanto, tenho todos os seus documentos com você durante a viagem.)

O teste padrão de proficiência no inglês mais reconhecido no Reino Unido é o IELTS. Verifique qual prova é aceita pela sua instituição e qual nota mínima é exigida por ela, para que você possa se preparar adequadamente.

Você precisará provar um nível estipulado de fluência no inglês em leitura, escrita, conversação e compreensão, que irá depender do curso escolhido. Para comprovar o seu conhecimento no idioma, você precisa realizar um dos testes de inglês reconhecidos pelas instituições britânicas. Verifique esta informação diretamente com a sua universidade/faculdade do Reino Unido.

Documentação

Há, ainda, outros documentos necessários para o requerimento do Tier 4:

-Passaporte

-Duas fotos do tamanho da do seu passaporte com o seu nome escrito no verso

-Documentação de suporte financeiro (quantia suficiente para bancar o seu curso e o custo de vida no Reino Unido, que irá variar de acordo com o seu curso)

-Menores de 18 anos precisarão de uma prova de consentimento dos pais ou responsáveis

-Resultado de teste de tuberculose, se o seu país constar na lista de risco

Alguns casos de curso ou status de imigração exigem documentos adicionais. Verifique esta informação com sua instituição britânica antes de se inscrever para o visto.

Requerimento do Tier 4 (General)

A inscrição para o visto de estudante britânico é feita de forma online aqui. Você deve criar uma conta no site Visa4UK e preencher o formulário em inglês. Para a inscrição ser efetuada, você precisa pagar uma taxa pelo próprio site. Uma vez realizada a inscrição, imprima o seu formulário e agende a visita ao consulado britânico mais próximo de você.

As informações oficiais sobre o visto estão disponíveis no site Gov.UK.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo