Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Teste vocacional: Tudo que você precisa saber para escolher sua profissão

Teste vocacional: Tudo que você precisa saber para escolher sua profissão

Olá leitores!

Você sabe o que é teste vocacional?

A escolha da faculdade e, consequentemente, da profissão não é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas. Angústia, incerteza e medo são apenas alguns dos sentimentos que assombram os estudantes, já que em meio a correria e a tensão, geralmente esquecemos que não existem escolhas para a vida toda.

As decisões sobre o futuro devem estar embasadas em autoconhecimento, levando em conta as áreas de conhecimento que mais combinam com a personalidade, interesses e valores de cada um.

Colocar tudo isso em um papel e fazer uma análise para entender para que caminho as respostas vão te levar não é uma tarefa tão simples. É dentro desse contexto que surge, então, o teste vocacional. Apesar de não ser uma fórmula mágica para saber qual carreira se encaixa melhor em cada perfil, o sistema pode facilitar – e muito – as escolhas.

Ao contrário do que se imagina, esse tipo de teste não limita as escolhas, sendo apenas mais um elemento para ajudá-lo a tomar uma decisão. Capaz de abrir um leque de opções e ser um canal de reflexão sobre a escolha profissional, esse instrumento tem por objetivo identificar e quantificar a presença de determinadas características psicológicas e de personalidade em uma determinada pessoa.

As suas diversas metodologias garantem uma análise mais profunda sobre a personalidade da pessoa e em qual carreira ela tenderá a se identificar.

Algumas faculdades, escolas e clínicas oferecem orientação vocacional gratuitamente.  podem dar boas pistas sobre seus interesses, áreas mais indicadas e possíveis carreiras. Mas lembre-se: o teste, em si, não é uma fórmula mágica que decide a profissão por você.

Como funciona um teste vocacional?

teste-vocacional

Há muitas maneiras de realizar esse processo, variando de acordo com a forma de trabalho do psicólogo ou psicopedagogo responsável pela aplicação. Individuais ou em grupo, geralmente os testes vocacionais são divididos em duas partes:

  • Avaliação composta por perguntas alternativas e, em alguns casos, por entrevistas presenciais. Nessa etapa, é feita uma análise da personalidade do indivíduo (análise de habilidades e autoconhecimento);
  • Análise dos resultados, das habilidades e do interesse para a composição da lista de profissões que mais se encaixam com a pessoa.

De acordo com os especialistas, independentemente da metodologia utilizada – número de questões, questões alternativas, entrevistas, dinâmicas, entre outras –, é fundamental que eles não sejam utilizados como técnica exclusiva de orientação profissional. Após as análises, é interessante que o indivíduo pesquise sobre as profissões selecionadas.

Isso porque algumas características como, por exemplo, as possibilidades de atuação no mercado de trabalho, podem surpreender os candidatos. Outra boa dica é visitar sites e campi de universidades.  Além disso, conversar com profissionais das áreas de sua preferência pode facilitar a decisão.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo