Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Tecnologia móvel a favor da educação corporativa

Tecnologia móvel a favor da educação corporativa

Olá!

Muito se fala hoje em dia que não só os educadores devem adotar a tecnologia em sala de aula, principalmente a tecnologia móvel, mas também os empreendedores. Só que, por ser um método novo de ensino, existem muitas dúvidas do melhor jeito de fazer isso para que todos possam aproveitar bem o mundo digital.

De acordo com Rodrigo de Godoy, mestre em Comunicação e Semiótica e gerente-geral de treinamento corporativo da Ciatech, a escolha da metodologia adequada requer uma análise criteriosa de três pilares: conteúdo, plataforma e forma de distribuição dos recursos.

Se até pouco tempo os destaques eram os treinamentos e cursos online nas empresas complementando as estratégias de capacitação, hoje a nova fronteira da educação corporativa está em oferecer conteúdos por meio smartphones e tablets.

Novas gerações

O que está acontecendo, na verdade, é uma adequação do modelo de educação a distância ao comportamento das novas gerações presentes hoje no ambiente de trabalho e no mercado. Vale sempre ressaltar que a partir de 2015 mais da metade da força de trabalho no mundo terá nascido após 1980, isto é, pessoas familiarizadas desde muito cedo com tecnologias digitais, redes de colaboração e totalmente conectada.

Atualmente, muitas empresas que querem iniciar uma estratégia de mobile learning enfrentam uma fase inicial de entendimento sobre como as metodologias de ensino e abordagens de conteúdo funcionam neste tipo de suporte, bem como das particularidades técnicas da plataforma em si.

Plataforma

Segundo Godoy, um erro bastante comum ao tentar desenvolver uma solução para tablets e smartphones é migrar todo o conteúdo disponível para acesso nos meios “tradicionais” sem as adaptações necessárias. Quando falamos de mobile é preciso ter em mente o comportamento dos colaboradores diante das diferentes plataformas e estruturar a aprendizagem em função deste perfil.

A experiência de aprendizagem em um monitor de 20 polegadas certamente não será tão efetiva em uma tela touchscreen de 5 polegadas, por exemplo. Esta sensibilidade é a chave para aumentar o engajamento e efetividade deste tipo de solução. Uma boa estratégia é utilizar mídias e formatos como podcasts curtos, vídeos, infográficos, artigos e quizzes.

Conteúdo

As plataformas móveis também requerem uma organização diferente do conteúdo oferecido. As atividades podem ser agrupadas por temas, mídias ou em trilhas de aprendizagem.

Forma de distribuição

Também é preciso estar atento a integração do sistema de gestão de educação online (LMS) e conhecer os detalhes técnicos do acesso do aluno, ou seja, se será realizado via conexão wi-fi ou por pacote de dados, o tipo de rede e a origem do acesso (em viagens ou de casa) para garantir o sucesso do programa.

Com o conteúdo, plataforma e forma de distribuição dos cursos devidamente definidas, os resultados trarão muitos benefícios ao aumentar as oportunidades para as empresas e encurtar ainda mais as distâncias ao oferecer mobilidade e interatividade.

O segredo é a adaptação. Se a adaptação às tecnologias móveis for bem organizada e bem definida, os benefícios serão inevitáveis tanto para a empresa quanto para seus colaboradores.

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo