Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Site avalia situação do ensino nas escolas públicas de todo Brasil

Site avalia situação do ensino nas escolas públicas de todo Brasil

Olá leitores!

Pais, professores, estudantes, gestores públicos ou qualquer pessoa interessada em saber como está a situação de uma escola pública têm uma nova ferramenta para fazer essa consulta – e também cobrar por resultados. Está no ar o portal Escola que Queremos que une informações de diversas bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para trazer um panorama detalhado de cada uma das  escolas públicas do país. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 05/12/2019)

Acesse o sitema do Escola que Queremos

O projeto é resultado da primeira Hackaton de dados educacionais, uma maratona hacker organizada pelo Inep para que fossem produzidos aplicativos, softwares e análises sobre a situação da educação no país a partir da base de dados do instituto. O Escola que Queremosficou com o primeiro lugar da disputa, realizada no último final de semana.

O principal indicador da qualidade do ensino no país utilizado atualmente é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele é composto a partir de dois principais insumos: o nível de aprendizado dos alunos em português e matemática, medidos por avaliações aplicadas pelo Inep, e a taxa de aprovação.  A ideia do grupo que produziu o sistema é dar mais subsídios para o pai ou professor poder avaliar a condição de uma escola.

Ao consultar o sistema o usuário pode conferir, além do Ideb, informações sobre quatro dimensões. A primeira é a a infraestrutura: se a escola tem ou não biblioteca, sala de informática, quadra de esportes, acesso a água, luz e rede de esgoto. Também há dados sobre o funcionamento da escola – se a unidade tem merenda de qualidade e livro didático para todos, por exemplo, sobre a participação da comunidade nas decisões que são tomadas pela direção e sobre a formação da equipe de professores. Ainda é possível comparar a situação da unidade com a de outras escolas do município, estado ou com a média nacional.

Todas os dados foram retirados do questionário socioeconômico da Prova Brasil, uma série de perguntas que professores, diretores e alunos respondem quando é aplicada a avaliação do Inep.

O projeto também tem como objetivo estimular a mobilização social. Após consultar os dados de uma escola, o usuário pode clicar no botão “Entre em ação!” que traz informações sobre como reivindicar melhorias junto ao governo municipal ou estadual.

Assista um passo a passo sobre como acessar o sistema:

Compartilhe este artigo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo