Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Saiba tudo sobre o Sisutec 2015

Saiba tudo sobre o Sisutec 2015

Olá pessoal

Conhece direitinho o Sisutec: pra que serve, quem pode se inscrever, os prazos… Então anota tudo aí.

O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para melhorar a capacitação dos brasileiros e aumentar as chances de emprego. O programa tem instituições públicas e privadas como parceiras para oferecer vagas gratuitas em cursos técnicos.

Este ano, governo federal com a iniciativa do Pronatec 2015, irá ofertar mais de 12 milhões de vagas. A partir do ano que vem, a expectativa é que tenham cada vez mais modalidades de cursos e uma quantidade maior de vagas nos cursos técnicos.

Como foi criado o Sisutec

O Sisutec foi criado em 2013, baseado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa para jovens que buscam ingressar no ensino superior. Com a falta de mão de obra qualificada o governo viu a necessidade de levar aos brasileiros um programa que oferecesse cursos de qualificação técnica gratuita. Com a necessidade e o sucesso do Sisu, foi criado o Sisu técnico. O programa se destaca como uma iniciativa relativamente nova na área de educação profissional.

Embora tenha pouco tempo de existência, o Sisutec já é considerado uma importante via de acesso ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ele conta com a participação de escolas técnicas, instituições federais, escolas estaduais, escolas municipais e entidades do sistema S (SENAC, SENAI).

Como foi a última edição

No segundo semestre 2014, o programa do governo federal ofertou 289 mil vagas para cursos técnicos gratuitos em instituições privadas e públicas em todo o Brasil.

No total foram oferecidas 10.457 vagas pela rede pública federal, estadual e municipal, 30.996 pelo Sistema S (Senai e Senac) e 247.888 vagas pelas instituições privadas.

Requisitos de participação

As vagas do Sisutec são destinadas aos candidatos que cursaram o ensino médio em escola da rede pública. O programa também aceita as pessoas que se formaram em instituições particulares, desde que tenham concluído o nível médio com bolsa de 100%.

As instituições federais que participam do Sisutec são adeptas à Lei de Cotas. Ou seja, elas reservam vagas para negros, pardos e indígenas.

Para participar, o candidato deve ter feito o Enem 2014 e não pode ter zerado na prova de redação. Cada curso também adota a sua própria nota de corte, ou seja, a menor nota para ficar na lista de selecionados.

Cronograma Sisutec 2015

O MEC já divulgou o cronograma completo do Sisutec 2015.

Inscrições

As inscrições para os cursos técnicos gratuitos acontecem entre os dias 24 e 27 de março, através do site do Sisutec.

Resultados e matrículas

Primeira chamada – resultado disponível dia 1 de abril, e matrícula entre os dias 6 e 8 do mesmo mês.

Segunda chamada – resultado disponível no dia 10 de abril, e matrícula entre os dias 13 e 15 do mesmo mês.

Se o candidato não obtiver êxito nas chamadas anteriores, poderá participar das vagas remanescentes que estarão abertas a partir do dia 22 de abril e finalizando no dia 6 de maio. Nessa última etapa, o Enem não é obrigatório. O processo seletivo é realizado através do site do Pronatec.

Para fazer a matrícula, o candidato deve comparecer a instituição responsável pelo curso.

As aulas começam em 7 de maio.

Inscrições

As inscrições Sisutec 2015 serão realizadas pela internet sem qualquer tipo de custo. Os interessados devem acessar o site e efetuar o login, através do número de inscrição do Enem 2014 e a senha.

Dentro do sistema, o candidato deve escolher dois cursos técnicos, por ordem de preferência. Ao fazer a sua inscrição, ele também deve deixar claro se deseja disputar às vagas destinadas para quem fez o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral em uma escola particular. Também há oportunidades educacionais reservadas para negros, pardos e indígenas.

Durante todo o período de inscrição, o candidato pode fazer qualquer alteração nas opções de cursos. Ao final do prazo para se inscrever, o sistema faz uma seleção automática dos candidatos, classificando-os de acordo com o desempenho no Enem.

Caso a nota do candidato permita que ele ingresse nos dois cursos selecionados, o sistema dá preferência à primeira opção que foi marcada. Por isso, é muito importante verificar os cursos marcados antes que o prazo acabe.

Cursos Sisutec 2015

Cada curso técnico gratuito do Sisutec tem duração média de dois anos, com carga horária que varia de 800 a 1.200 horas-aula. A habilitação técnica desenvolve competências profissionais para atuar em uma área específica, apostando em atividades práticas.

Confira a seguir as principais opções de cursos técnicos oferecidas em 2015:

  • Técnico em logística: os alunos aprendem sobre os principais processos logísticos, como armazenamento, transporte, movimentação e distribuição.
  • Técnico em segurança do trabalho: curso focado em ações preventivas contra acidentes de trabalho e garantir a saúde do trabalhador.
  • Técnico em enfermagem: os participantes descobrem como atuar na promoção de saúde e na recuperação dos pacientes.
  • Técnico em informática: através desse curso é possível aprender a desenvolver programas e consertar computadores.
  • Técnico em edificações: os participantes adquirem conhecimentos técnicos e de segurança para trabalhar nos projetos de construção civil.
  • Técnico em radiologia: os alunos adquirem conhecimentos necessários para realizar exames radiológicos convencionais, como mamografia e tomografia.
  • Técnico em eletrotécnica: curso focado nas técnicas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
  • Técnico em redes de computadores: os alunos aprendem a instalar e configurar equipamentos em rede.
  • Técnico em massoterapia: ao longo das aulas, é possível aprender as principais técnicas de massagens ocidentais e orientais.
  • Técnico em meio ambiente: o curso prepara profissionais para coletar e interpretar dados de documentos ambientais.
  • Técnico em mecânica: a formação mostra como elaborar projetos de equipamentos, máquinas e ferramentas mecânicas, além de realizar manutenção.
  • Técnico em informática para internet: os participantes do curso aprendem as principais linguagens de programação para desenvolver sites e programas para internet.
  • Técnico em gerência de saúde: o curso ensina a implementar políticas públicas de saúde.
  • Técnico em computação gráfica: os alunos aprendem a lidar com ferramentas de modelagem, ilustração, animação e áudio.
  • Técnico em estética: o curso apresenta as técnicas referentes aos principais procedimentos estéticos.
  • Técnico em programação de jogos digitais: os participantes do curso adquirem conhecimento sobre as linguagens e programas para criar games.
  • Técnico em farmácia: os alunos adquirem conhecimentos para identificar, classificar e vender produtos farmacêuticos, além de manipulação de fórmulas.
  • Técnico em análises clínicas: os participantes aprendem técnicas para realizar atividades padronizadas em laboratórios.
  • Técnico em eletrônica: a formação apresenta as técnicas para executar e instalar sistemas eletrônicos. Também habilita os alunos para realizar testes e consertos.
  • Técnico em cuidados de idosos: o curso forma profissionais capazes de cuidar do bem-estar, da higiene e da saúde dos idosos.
  • Técnico em química: os alunos aprendem como realizar os principais processos laboratoriais, como amostragens e análises químicas.
  • Técnico em manutenção e suporte em informática: curso focado na manutenção de equipamentos de informática. Os alunos aprendem como identificar os problemas dos computadores e repará-los.
  • Técnico em desenho de construção civil: os alunos adquirem conhecimentos para interpretar e elaborar projetos construtivos.
  • Técnico em nutrição e dietética: os participantes do curso aprendem como garantir a qualidade dos alimentos e do preparo das refeições.

Instituições parceiras

Sendo uma importante via do Pronatec, o Sisutec mantém parceria com instituições públicas e privadas. O Senai e Senac são grandes executores do programa, assim como as escolas técnicas estaduais e institutos federais. Algumas instituições particulares também reservam vagas gratuitas para cursos técnicos através do Sisutec, como é o caso da UNIP, da Anhanguera, da Estácio de Sá e da Unopar.

Vagas Sisutec 2015

A cada ano, o Sisutec avança na sua distribuição de oportunidades para cursos técnicos. Na sua primeira edição, que aconteceu no segundo semestre de 2013, foram abertas quase 240 mil vagas. Na edição deste ano, o Governo Federal anunciou que vai ofertar 12 milhões de vagas em mais de 200 cursos técnicos de nível médio e em 646 cursos de qualificação, a partir de 2015.

Para mais informações, confira o edital completo do Sisutec 2015.

Boa sorte!

Até mais.

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo