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Saiba quais são os desafios para abrir uma escola de idiomas

Olá, professores!

Aprender um novo idioma hoje não é só importante como necessário. Para desenvolver academicamente e no mercado de trabalho é preciso que saibamos, no mínimo, outro idioma, preferencialmente o inglês. Ser fluente em idiomas pode mudar totalmente o rumo de uma carreira, pois quem domina o inglês, tem mais oportunidades de trabalho em todas as áreas de conhecimento e, quem sabe, um terceiro idioma.

A busca dessas oportunidades, aliada a uma grande defasagem do ensino de idiomas em nossa educação básica, formam um cenário que faz das escolas de idiomas grandes possibilidades de negócios.

No Brasil, os cursos de idiomas são classificados como cursos livres, não tendo nenhum tipo de regulamentação ou controle especial pelo MEC.

Se por um lado, esse é um ponto negativo, uma vez que abre espaço para a abertura de espaços cada vez mais mercantilistas, sem se preocupar com a qualidade do serviço oferecido, mas, por outro lado, há suas vantagens, como uma menor burocracia para abrir a escola.  Se você tem interesse em abrir uma escola de idiomas, seguem abaixo algumas informações que podem lhe ajudar.

Como abrir uma escola de idiomas?

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Para abrir uma escola de idiomas, o ideal é que você tenha fluência em algum idioma ensinado na escola, além de conhecimentos em didática, uma vez que isso será uma grande referência na hora de regulamentar e avaliar a qualidade do ensino. Se esse não for o seu caso, você pode contratar um profissional da área de educação/letras, que irá atuar como supervisor e se responsabilizará por isso.

Depois disso, fala uma pesquisa de mercado. É certo que, aprender uma língua estrangeira é uma das grandes demandas do nosso país nos últimos e próximos anos, porém é preciso que você saiba se na região onde pretende abrir uma escola, haverá procura. Verifique o nível de ensino da região, se há outras escolas de idiomas e a qualidade do ensino dessas, o poder aquisitivo da população, etc. É importante que você conheça o mercado da região para montar as estratégias corretas para se tornar mais visível e competitivo.

Divulgue a sua escola. Procure as mídias onde você terá maior alcance ao seu público-alvo e divulgue o nome da escola. A  concorrência no ensino de idiomas hoje é bastante acirrada e, por isso, é preciso que você invista em visibilidade, principalmente no início de seu empreendimento.

Ofereça um serviço de qualidade. A maior propaganda de uma escola de idiomas é a qualidade de seu ensino. Você precisa garantir que os alunos realmente aprendam o idioma ensinado e que o aprenda de forma consistente e com fluência. Mesmo em escolas que tenham uma mensalidade um pouco maior, se forem reconhecidas pela sua qualidade de ensino, têm uma grande procura. Para isso, invista em professores qualificados e métodos inovadores e eficazes de ensino e avaliação.

Como abrir uma plataforma online de idiomas?

Hoje em dia, é muito comum que haja escolas online de ensino ou que sejam parcialmente virtuais. Isso se dá, principalmente, pela maleabilidade de horários que as plataformas online oferecem aos estudantes, especialmente quando é voltada aos adultos.

As plataformas online oferecem também maior interatividade do aluno com o estudo da língua. Por isso, ao abrir uma plataforma online de ensino de idiomas, foque nas avaliações virtuais, possibilidade de prática de conversação e jogos, que são as tendências mais fortes na área.

Para conhecer melhor, você pode pesquisar os formatos de ensino de algumas das plataformas online gratuitas mais utilizadas pelos internautas, como a Babel, o Duolingo e o Livemocha.

Acha que daria certo?

Até a próxima!

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