Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Saiba dar notas de participação aos alunos

Saiba dar notas de participação aos alunos

Olá professores!

Se você é daqueles que sente dificuldade em avaliar seus alunos ou em dar notas justas a cada um deles, vai gostar destas dicas reunidas pelo portal Colégio Web.

Ser professor é uma tarefa das mais difíceis e nobres de todas, já que guarda a responsabilidade formar pessoas, passar conhecimentos e condições de prosseguir com sua vida e carreira.

No entanto, para os estudantes, nem sempre a figura do professor é vista desta ótica mais nobre, despertando, pelo contrário, uma imagem de “chatice” e implicância, que muito se deve à malfadada nota de participação.

Nota de participação

Sabe aquela nota que em muitos casos pode significar uma média final boa ou ruim, que normalmente é atribuída devido à participação do aluno durante as tarefas em classe, entre outras coisas, mas que nem sempre é clara? Pois é…

Neste artigo, vamos citar dicas para que professores possam dar notas de participação mais justas que realmente representem a realidade e que sejam fáceis para os alunos entendê-las.

Observe os alunos

Muitos alunos, por acharem que nota de participação significa apenas a nota que é dada para alunos que participam ativamente das aulas, dando opiniões e fazendo perguntas a todo instante, acabam se convertendo em chatos oportunistas.

Estes chatos oportunistas ficam fazendo perguntas sem muito sentido a todo instante, ou então, costumam interromper a explicação a todo o momento apenas para fazer comentários impertinentes que depois possam justificar uma nota de participação mais alta. Para evitar isto, um professor deve deixar bem claro que os critérios definidos para a avaliação que irá resultar na nota de participação do aluno serão voltados a um conjunto de fatores.

E este conjunto de fatores deverá ser apresentado de modo bem claro logo no início do ano letivo, para que os alunos saibam quais serão as regras do jogo e para que eles não tenham argumentos para reclamar no final do ano por falta de entendimento.

Avalie mais de um critério

O ideal para a nota de participação é que o professor procure avaliar mais de um critério por meio dela, procurando, entre outras coisas, observar o comportamento, a participação nos debates em sala e nas atividades, a pró atividade, a iniciativa e outras coisas que poderão ser definidas.

Com isto, as chances de distorções serão menores, e será mais fácil para os alunos entender o que de fato está sendo avaliado, melhorando, entre outras coisas, o comportamento dos estudantes durante as aulas e explicações.

Com estas sugestões, suas avaliações sobre os alunos podem ficar bem mais fáceis.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo