Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Saiba como oferecer autonomia para os estudantes

Saiba como oferecer autonomia para os estudantes

Olá, professores!

Parece complicado dar autonomia para os estudantes, muitos alunos não estão preparados para isso, ter responsabilidade nos estudos leva tempo, muitas crianças e até mesmo adolescentes tem dificuldade nessa área. Mas você deve saber que isso não só é importante, mas necessário para uma vida acadêmica de sucesso. É por esse motivos que vamos mostrar como dar autonomia para os estudantes.

Vamos logo avisando que essa não será uma tarefa fácil, é algo que deve ser trabalhado e adquirido com o tempo, além disso é uma coisa que depende não só do aluno e professor, mas também dos pais. Por isso, saiba como oferecer autonomia para os estudantes da melhor forma e no tempo certo.

A principal pergunta que rodeia esse assunto é como dar autonomia para os estudantes? Existem muitas formas de fazer isso, você pode começar a dar autonomia aos poucos, o aluno vai amadurecer com o tempo, claro que o incentivo vai ajudar muito, mas isso não vai acontecer de uma hora para outra. Um aluno mais autônomo tem suas vantagens, ele começa a “andar com suas próprias pernas” e aprender muito mais do que é ensinado na sala de aula.

É importante acabar com o conceito de que o professor é autoridade máxima na sala e detentor do conhecimento, é necessário existir uma troca e é assim que começa a dar autonomia aos alunos. O papel do educador na sala de aula é construir o saber, indicar o caminho, avaliar o desempenho e andar ao lado dos alunos, não para o aluno. O papel do professor é ensinar, os alunos autônomos precisam dele, mas não o tempo todo.

Para desenvolver a autonomia é preciso, também, desenvolver a responsabilidade nos estudantes, os alunos precisam começar a trabalhar sozinhos e isso pode começar na sala de aula. É necessário começar esse trabalho na escola, se pedir ao aluno para explicar uma matéria que você já explicou é demais, você pode colocar os alunos em duplas e pedir para que eles avaliem o trabalho um do outro.

Essa é uma forma de aprender e também ter mais responsabilidade e autonomia, você também pode pedir aos estudantes que estudem uma certa matéria que ainda não explicou e depois fazer uma avaliação. Essa é uma forma de desenvolver a responsabilidade nos alunos. Pode parecer muito, mas atitudes como essa só vão ajudar e trazer benefícios para os estudantes.

Quais são as vantagens dos alunos responsáveis?

pessoas-com-maos-unidas

São muitas as vantagens, um aluno responsável e autônomo vai aprender muito sozinho, ele vai conseguir pesquisar e aprender assuntos que o professor pode deixar de lado. Esse aluno vai aprender com o tempo que é importante se dedicar e esforçar, vai estudar melhor e, com toda certeza, também se sairá melhor nas provas, onde provavelmente não terá dificuldades em fazer em um vestibular concorrido, pois também vai ter disciplina ao estudar.

Mas não é só isso, o aluno autônomo também se torna um profissional mais autônomo e responsável, as chances de se dar bem no emprego serão muito maiores, independentemente do estilo de trabalho que escolher.

Agora você só precisa saber quando começar, qual o período escolar mais propício para gerar essa autonomia nos estudantes. A verdade é que não existe um tempo certo, até porque não vai acontecer da noite para o dia, isso será trabalhado e com o passar do tempo o aluno ganhará cada vez mais autonomia. Por isso o indicado é começar assim que a criança entra na escola, o trabalho de dar mais responsabilidade deve começar nessa fase, é nessa época que os estudantes estão mais animados e tem até mais facilidade de aprender.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo