Você está aqui:Home » Dicas » Intercâmbio » Regras para trabalhar durante o intercâmbio

Regras para trabalhar durante o intercâmbio

Olá, leitores do Canal do Ensino!

Você quer fazer um intercâmbio não só para aprender ou aprimorar um outro idioma, mas quer trabalhar no exterior também? É uma experiência realmente incrível, mas você já sabe como fazer? Como conseguir um emprego lá fora? Como as coisas funcionam? Aqui vamos falar sobre as regras para trabalhar durante o intercâmbio.

Antes de mais nada, é bom saber que não são todos os lugares que permitem que os estudantes trabalhem. No entanto, em alguns países como Nova Zelândia, Austrália, Irlanda e Canadá, os intercambistas brasileiros podem trabalhar sim. Basta seguir algumas regras simples e aproveitar as oportunidades.

+ Aprenda como Planejar um Intercâmbio do Zero em 3 Semanas

Como trabalhar no intercâmbio

trabalhar_no_exterior_intercambio_estudar_no_exterior_estudar_fora_trabalhar_no_intercambio

Confira como funciona o esquema de trabalho para quem vai estudar fora em cada um desses países:

Canadá

  • Não é mais permitido que estudantes de línguas trabalhem. Porém, há opções para quem já tem um nível intermediário de inglês.
  • Há escolas que oferecem uma espécie de curso técnico, onde o aluno tem aulas de matérias variadas que o preparam para o mercado de trabalho.
  • O visto precisa ser retirado no Brasil.
  • A permissão de trabalho para este curso é de 20 horas semanais durante o período do curso e de até 40 horas semanais durante o período do estágio obrigatório.
  • A duração do programa é de um ano, sendo seis meses de curso mais seis meses de estágio.

Austrália

  • O estudante brasileiro precisa estar matriculado em curso de inglês com duração de 14 semanas com carga horária mínima de 20 horas semanais. Com isso, a permissão para trabalho é de 40 horas a cada duas semanas.
  • Durante as férias, é permitido trabalhar período integral. As férias são de um mês após o término do período de aulas.
  • O visto australiano precisa ser tirado no Brasil.

Irlanda

  • Tem permissão de trabalho estudantes matriculados em curso de inglês pelo período de 25 semanas (seis meses).
  • O aluno pode trabalhar 20 horas semanais durante o período de aula e 40 horas semanais durante o período de férias, desde que as férias coincidam com o período entre maio e setembro (verão irlandês) ou recesso de fim de ano (entre 15 de dezembro e 15 de janeiro).
  • O estudante tem a facilidade de tirar o visto já na Irlanda e permissão para ficar oito meses no país, 6 meses de aula e 2 meses de férias.

Nova Zelândia

  • Quem vai estudar por um período maior que 14 semanas, poderá trabalhar por até 20 horas semanais durante o período de aulas.
  • Durante as férias, o aluno pode trabalhar em período integral, mas para ter esse direito é necessário estar matriculado em um curso de duração superior a 12 meses.

Cursos superiores e pós

Para cursos superiores, graduação e pós, as regras para trabalho são outras. O tempo para se conseguir um emprego ao chegar ao país de destino varia conforme a época do ano, cidade, país, empenho do aluno e nível de inglês.

É importante ter um currículo bem elaborado e conversar com muitas pessoas em busca de indicações. Os trabalhos mais comuns são ligados à área de serviços, hotelaria e turismo.

Cada país tem suas regras e suas particularidades. A escolha do destino é muito pessoal e o melhor país é aquele que se encaixa melhor no perfil de cada um.

Por isso, é importante procurar uma agência de intercâmbio confiável e contar com a ajuda de consultores educacionais que vão indicar o melhor jeito de pode estudar no exterior e ainda ganhar um dinheirinho extra.

Trabalhar no intercâmbio é uma boa maneira de ajudar a pagar suas despesas pessoais no país. Já pensou?

Além disso, é uma excelente forma de conhecer gente nova, aprimorando o idioma e conhecendo mais a fundo a cultura do país.

Não perca tempo! Corra atrás do seu sonho de estudar fora e ainda trabalhar no exterior!

Até mais.

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo