Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Quem foi Paulo Freire?

Quem foi Paulo Freire?

Olá, leitor!

Você sabe quem foi Paulo Freire? Essa figura é extremamente importante na história do Brasil, e, certamente, uma personalidade que todos deveriam conhecer. Então, vamos lá!

Um dos grandes nomes da educação, Paulo Regles Neves Freire, ou apenas Paulo Freire, nasceu em 1921 e faleceu em 1997. Filósofo, educador e pedagogo, deixou como legado sua obra “Pedagogia do Oprimido”, utilizada até os dias de hoje para sugerir um novo caminho para a relação entre educador, aluno e sociedade.

Histórico de Paulo Freire

Nascido em Recife, no mês de setembro de 1921, Paulo Freire era filho de Joaquim Temístocles Freire e Edeltrudes Neves Freire e irmão de Stela, Armando e Temístocles. Seu pai era capitão da Polícia Militar de Pernambuco, enquanto que sua mãe era dona de casa.

Apesar de pertencer à classe média, durante a crise de 1929 viveu um período de fome e pobreza, o que afetou de maneira muito profunda. E isso fez com que sua vida fosse dedicada a criar um novo método de alfabetização voltado para os mais necessitados.

Por conta disso, ganhou muitos seguidores, de quem é inspiração, especialmente na América Latina e no continente africano.

Entre suas experiências mais marcantes, está a alfabetização de aproximadamente 300 adultos em apenas 45 dias no Rio Grande do Norte. Com isso, pôde provar a todos a eficácia de seus métodos. A partir disso, o estado de Pernambuco decidiu implementar o projeto educacional desenvolvido por Freire, no governo João Goulart.

Freire também teve uma importante atuação política. Esteve filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), em que exerceu o cargo de Presidente da 1ª Diretoria Executiva da Fundação Wilson Pinheiro, que dava apoio ao partido. Entre 1989 e 1992 foi Secretário de Educação da cidade de São Paulo durante a gestão de Luiza Erundina.

Paulo Freire foi perseguido no período do golpe militar, que começou a implementação do Plano. Ficou preso por 70 dias e, em seguida, foi exilado na Bolívia. Depois disso, foi para o Chile, onde durante 5 anos prestou serviço para o Movimento de Reforma Agrária da Democracia Cristã e também para a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação.

Literatura

Foi neste período de exílio que Freire escreveu sua primeira obra: “Educação como Prática da Liberdade”. O livro foi é fundamentado praticamente em sua tese “Educação e Atualidade Brasileira”, que foi usada para concorrer a uma cadeira de História e Filosofia da Educação na Escola de Belas Artes da Universidade do Recife. Com este livro ele recebeu o convite para ser professor convidado da Harvard University.

Pedagogia do Oprimido foi sua obra mais famosa, traduzida para diversas línguas, incluindo hebraico. No Brasil, o livro só conseguiu ser publicado em 1974 por conta da censura da ditadura militar. Foi o general Ernesto Geisel que deu abertura política para que pudesse chegar ao público.

O conteúdo do livro é escrito em forma de ensaio e é separado em quatro capítulos, intitulados: Justificativa da pedagogia do oprimido; A concepção “bancária” da educação como instrumento da opressão. Seus pressupostos, sua crítica; A dialogicidade: essência da educação como prática da liberdade; A teoria da ação antidialógica.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo