Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » Que tal fazer uma faculdade de graça?

Que tal fazer uma faculdade de graça?

Olá leitores do Canal do Ensino!

Curso superior via internet chegou para ficar. Oensino a distância existe desde o século 16. É uma novidade acadêmica? Não. Mas o grande nível de interatividade que a internet permite abriu o caminho para que o próprio ensino superior se tornasse também não-presencial. E os que tem mais vantagens para fazer este tipo de curso no Brasil são os professores.

Fazer faculdade via internet requer o mesmo esforço individual de qualquer empreitada similar, talvez mais. O regime semipresencial significa que parte do tempo curricular deverá sim ser utilizado em sala de aula, ao menos para as avaliações periódicas. Estas atividades em sala podem ocorrer quinzenal, mensal ou até bimestralmente.

Outra característica da universidade via internet, ou e-learning, é que ele pode ser síncrono ou não. Isto é, o professor e seus alunos podem se encontrar via internet ao mesmo tempo; em videoconferências ou chats (síncrono) ou por e-mail (assíncrono). Normalmente os cursos atuais são um misto de ambas as categorias com atividades em conjunto que exigem reuniões virtuais e a maior parte da comunicação ficando off-line.

Curso grátis

O Ministério da Educação criou em 2005 um programa chamado de Universidade Aberta do Brasil. Ele consiste em uma colaboração do Governo Federal com instituições superiores de ensino público, levando a capacitação técnica de se graduar através do ensino a distância via internet. Apesar de o programa priorizar a capacitação de docentes oferecendo cursos de licenciatura, são disponibilizados também vários cursos superiores via internet em diversas áreas distintas.

O ingresso no programa é como em qualquer curso superior, através de Vestibular e os municípios onde os cursos são oferecidos são geralmente no interior de todos os estados brasileiros.

Há outras maneiras de fazer faculdade grátis via internet?

Sim. Com bolsas de estudos de órgãos do governo ou de instituições filantrópicas, em que você não se preocupa em devolver o valor investido nos seus estudos. Mais abaixo há uma série de links para sites onde você poderá saber como se inscrever para uma destas bolsas de estudos.

Caso eu não consiga. Quais alternativas me restaram?

A boa notícia é que existem várias maneiras de se conseguir bolsas de estudos parciais ou integrais para realizar o estudo superior. Até os bancos estão disponibilizando bolsas para universitários. Mas a modalidade mais comum e fácil de conseguir é a bolsa restituível ou rotativa em que você faz o curso sem pagar a mensalidade, ou paga parcialmente, durante o período do curso. Depois do término do mesmo há um prazo de carência de um ou dois anos e depois deste período você passa a pagar a cada mês. A vantagem desta modalidade é que você começa a quitar sua dívida apenas depois que teve chance de iniciar a carreira profissional e já possui recursos próprios. Muitas vezes a própria instituição de ensino financia através de bolsa rotativa uma cota limitada de alunos com 50% ou 100% de desconto. Portanto entre em contato com a instituição que lhe interessa para saber mais detalhes.

Comumente o requisito mais importante com o qual você deve se preocupar em cumprir rigorosamente é manter boas notas para não perder o privilégio da bolsa de estudos.

Alguns sites que podem ajudar a encontrar uma bolsa de estudos:

Não deixe de compartilhar este artigo!

Fonte: hypescience.com

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

comentários (12)

  • Jean

    Gostaria de saber se tem curso a distância na área de jornalismo ou rádio e tv.

    Responder
  • Nadir Aires da Silva

    Acredito em cursos à distância ,Pois a eficácia do curso está na capacidade ena dedicação de quem estuda e não na presença em sala .
    Solicito mais informações sobre e quais cursos são gratuitos

    Responder
  • IRANI CARLA

    QUERIA FAZER UMA FACULDADE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA TEM ALGUMA GRATUITA SEMI PRESENCIAL OU ONLINE.

    Responder
  • Elaine Aiello

    Quero estudar ,mas não tenho condições e não consigo bolsa .Sera que ninguem pode me auxiliar como conseguir estudar geografia ou história .

    Responder
  • sandra

    Por favor gostaria de saber se tem algum curso gratuito de escrituração fiscal, ou contabilidade, departamento pessoal.
    se não tiver qual estar disponível no momento a distancia?
    Obrigada.

    Responder
  • Maria Daura

    Gostaria de saber se tem o curso de psicologo, por via internet.

    Responder
  • Salete

    Muito interessante a matéria,vou repassar!Abraço!

    Responder
  • Maria Eliza Gomes de Godoy

    Gostaria de saber se é possível fazer pós graduaçao gratuitamente na área educacional!
    Professora Maria Eliza

    Responder
  • Rodolfo Abreu

    De onde veio o conceito educação? Qual a escola dos pintores renascentistas? Qual a escola de formação dos Africanos e seus descendentes? Como podemos formar cidadãos?…

    São muitas perguntas, para quem esta a procura! Somos uma nação de transeuntes procurando a tão sonhada identidade nacional, dispersar de significados mais completa de sentidos não praticados de uma pratica de interesse.

    O Social só não é social para quem precisa! Quando falamos de diversidade cultural sem sombras de duvidas podemos nos referi: Espaço, comunidade, território, lugar, quilombo, Xingu, Índio… O que fizemos na caminhada desta diversidade em articular os dons e cultura tribal a nossa sociedade? As patentes, a natureza, a estrutura e as tradições e o respeito a seu espaço, livre de predadores…

    Formamos? Pensadores? Coerentes? Somos nos tempos atuais analfabetos funcionais esclarecidos, fingidores, oportunistas, matadores de caneta, politiqueiro… Sem equilíbrio não somos nada além de um câncer, culpando o outro por fazer a mesma coisa…

    Quando vejo uma pessoa dispersa lembro-me imediatamente da ditadura, sim estamos em seu legado abrangente. Cadê a dureza das Leis para quem associa e vincula nos órgãos de carácter público?

    Perdemos tanto tempo com o Presidente FHC, homem despreocupado com tudo que somos e o que seremos com quem?

    Aceito as cotas, a copa e as olimpíadas, mais quero a casa, a escola pública e comunitária, saúde e medicamentos naturais e laboratoriais, tratamentos alternativos atenção continuada.

    Falo pós gostaria que meus deveres fossem vistos, estruturados, oportunizados, conciliadores, complementares, contínuos… Para ver destes que se auto conclamam servidores, assessores, coordenadores, com mais do que apenas o essencial e com resultados qualitativos abrangentes e uma adequação sistêmica propositiva continuada.

    Desta forma coloco-me como guerreiro pós mesmo que as outras pessoas não façam o que eu faria no lugar delas eu permaneço fazendo no meu ponto de referencia… Humanos para onde iremos?

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo