Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Quanto tempo se preparar para um vestibular?

Quanto tempo se preparar para um vestibular?

Olá, estudantes!

O ano letivo começa e junto com ele a preocupação com os estudos para o vestibular. Quanto tempo estudar? Como estudar? Preparamos um guia que irá te ajudar a organizar os seus estudos para o vestibular.

Por quanto tempo se preparar para um vestibular?

A resposta dessa pergunta é relativa. O tempo que você deve se dedicar para o vestibular depende do curso que você pretende fazer e de seu desempenho nas disciplinas.

A primeira coisa é saber o curso que pretende concorrer. Se você possui dúvidas, defina pelo menos a área de estudos: humanas, exatas, sociais ou biológicas. Definindo a área de estudo, você terá noção dos pesos que cada disciplina e, então, poderá estabelecer metas de estudos baseadas nessas informações.

O ideal é começar a se preparar durante todo o ano anterior ao vestibular. Se você tiver dificuldades, dedique-se bastante desde o início. Se for preciso, faça aulas de reforço, cursinhos pré-vestibulares nos períodos em que você não estiver na escola.

Não deixe para estudar nos dias anteriores às provas, a preparação com antecedência é fundamental para um bom desempenho, pois, assim, você terá mais tempo de estudar, assimilar os conteúdos e sanar as dúvidas. O mais recomendado é que o vestibulando dedique cerca de 4 horas diárias para estudar o cronograma do vestibular.

Qual é o tempo certo para cada perfil de estudante?

A lógica é: quanto mais dificuldades você tiver com o cronograma de avaliação, mais tempo precisará dedicar aos estudos. Tão importante quanto o tempo é a capacidade do estudante de transformar essa dedicação em sua rotina. Pode ser muito difícil no começo, mas tendo os objetivos como foco e persistência, com o tempo você logo se acostumará à rotina.

Como estudar?

elementos-de-educacao

Faça um cronograma com suas aulas, estudos e descanso. A organização e dedicação são fundamentais para aproveitar ao máximo o tempo de estudo.

Reserve um lugar calmo, limpo e iluminado para seus estudos. Quanto menos elementos distrativos, melhor será para se concentrar. Isso inclui laptop, celular, música, etc.

Estude sozinho, evite conversas sobre outros assuntos. Se precisar de orientações, procure ajudas pontuais, para esclarecer suas dúvidas, mas não faça disso um hábito diário.

Pesquise e resolva provas de vestibulares antigos; revise o conteúdo nas semanas próximas aos vestibulares.

Faça redações. Fique atento aos temas contemporâneos e às dicas de temas, faça redações sobre esses temas. Se você não tiver a sorte de encontrar o mesmo tema ou correlato no momento do vestibular, você terá desenvolvido sua capacidade de argumentação e escrita formal.

Descanse. Divirta-se. Mantenha atividade física. Não negligencie seus momentos de lazer.

O que estudar?

Pesquise as matérias para o seu curso e estude-as. Para ser um diferencial na hora das provas, não se limite aos conhecimentos técnicos ou superficiais; resolva problemas lógicos, leia as disciplinas humanas e sociais e desenvolva uma reflexão crítica dos temas. Fique atento aos possíveis temas de redações, estude-os e faça redações sobre eles.

O que o aluno deve abdicar nesse período?

Nesse período, o aluno deve abdicar das coisas que possam atrapalhar o foco, como viagens longas ou projetos paralelos. A chave é definir prioridades e não perdê-las.

Abdique também das coisas que vão atrapalhar sua rotina de estudos, como passar a noite em festas, beber demais, etc. Mantenha sempre uma organização diária. Isso não significa que você deverá privar-se de lazeres, muito pelo contrário, reserve momentos de lazer, saia com amigos e família, eles são essenciais para evitar um esgotamento físico e mental.

Enquanto estiver estudando, abdique das redes sociais, jogos, filmes e séries, coisas que podem atrapalhar o seu foco e cortar o raciocínio. Você deve reservar pequenos momentos de descanso durante o período de estudo, 10 ou 15 minutos.

Bons estudos.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo