Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Quando usar cola bastão ou líquida?

Quando usar cola bastão ou líquida?

Olá, leitores!

Vocês sabem quando usar cola bastão ou líquida? Há diferenças claras entre elas, e queremos que vocês se atentem a elas. Vamos conferir!

Você já parou para pensar do que são compostas as colas líquidas e bastão? Essa é uma curiosidade interessante que pode te surpreender. Seja em ambos os formatos, elas são úteis e devem estar sempre à mão no dia a dia.

Atualmente, esses dois tipos de cola são os mais vendidos e conhecidos no mercado. Por isso, nada melhor do que saber qual é o melhor modelo para te ajudar nas tarefas diárias. A maioria das colas trabalha da mesma forma. Elas são baseadas na quantidade de água que têm em sua composição que, ao virar vapor, se transforma em uma camada sólida adesiva.

A cola líquida escolar, por exemplo, tem a mistura de água com polivinil acetato (PVA), que é um polímero sintético ótimo para colar papel e madeira. Enquanto isso, a cola bastão segue a mesmo formula, sendo que a única diferença está no polimero utilizado, no caso o polivinilpirrolidona (PVP).

Diferenças entre cola bastão e líquida

Apesar de ser de uso comum em escolas e escritórios para a colagem de papel que precisam de uma secagem mais rápida, as colas de bastão têm como desvantagem o preço, pois uma cola de 10g tem o mesmo custo que uma cola líquida de 110g. Os valores variam, em média, de R$ 2 até R$ 10, diferenciando de acordo com a marca e com o local de compra.

Já a cola líquida, por ser mais barata, muitas vezes é a preferida dos consumidores, além de ser indicada para trabalhos com materiais mais densos, como a madeira e papéis de gramatura mais alta. Isso acontece porque a cola líquida consegue alcançar pontos mais profundos do material e uma perfeita fixação nessas extremidades.

A desvantagem desse tipo de cola é que a sua ação em papéis mais finos não tem uma secagem rápida como a cola bastão e, por isso, o usuário ainda corre o risco de exagerar na quantidade de cola e deixar o aspecto de molhado no material que está utilizando.

Atenção na escola

Para os trabalhos escolares, em que as cartolinas e fotos são utilizadas, vale apostar na cola em bastão. Os seus benefícios são a rapidez na colagem; um maior controle, uma vez que o usuário consegue determinar a quantidade desejada ao utilizá-la; e, também, a rapidez de sua secagem.

Apesar disso, a cola líquida não fica para trás e tem suas vantagens. Ela também é indicada para as artes manuais. É também lavável e superfácil de manusear. Tem a cor branca, mas, depois de seca, o resultado é uma tonalidade transparente, que não estraga os seus trabalhos.

Na hora da compra

No mercado, são várias as marcas que trabalham com colas. Na hora de escolher, opte por aquelas que não enrugam o material trabalhado. Outro ponto importante e valioso é a garantia de que a cola seja atóxica e não prejudique sua saúde.

Avalie também, para que o trabalho não seja prejudicado, se a cola selecionada tem como característica escorrer. Esse processo atrapalha o desempenho das atividades e pode estragar tudo o que está sendo feito.

Então, cola bastão ou líquida? Comente com o nome daquela a qual tem preferência!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo