Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Qual a diferença entre curso de graduação, curso tecnológico e curso sequencial?

Qual a diferença entre curso de graduação, curso tecnológico e curso sequencial?

Olá,

Depois do término do ensino médio, o aluno precisa ter em mente que tipo de curso que deseja seguir. Existem quarto opções de graduação: Bacharelado, licenciatura, curso sequencial e curso tecnológico. A principal diferença, além do conteúdo, é o tempo que o aluno passa estudando: enquanto um bacharelado leva em média quatro anos para ser concluído, um curso tecnológico pode levar apenas dois.

  • Curso Superior

Bacharelado é o curso que confere ao graduado competências para exercer em sua área tanto na atividade acadêmica, quanto profissional. Já licenciatura, prepara o estudante para dar aula como professor na educação básica.

Os dois costumam dividir boa parte do currículo, mas quem prefere a licenciatura pode ter matérias específicas, mais focadas em aspectos pedagógicos. Para dar aula nos anos finais dos ensinos fundamental e médio, o estudante precisa ter cursado uma área do conhecimento, como matemática, física ou letras. Um aluno formado em engenharia, por exemplo, não pode dar aula de química.

O tempo de curso, tanto para bacharelado como licenciatura, tem duração média de quatro anos. Os dois possuem diploma.

  • Cursos Tecnológicos

Os cursos tecnológicos têm duração inferior ao curso superior, na média de dois anos. Eles têm o objetivo de um estudo mais específico e mais focado. Por exemplo, não há curso tecnológico em jornalismo, mas existe um curso específico de fotografia.

  • Cursos Sequenciais

Os cursos sequenciais não são considerados pelo MEC como graduação. Eles são voltados para quem já tem formação e para quem procura especialização em alguma área. Há dois tipos: o de formação específica, que, se for reconhecido pelo MEC, pode conceder diploma; e o de complementação de estudos.

Independente da sua opção, faça uma boa preparação para o enem e vestibulares.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo