Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Vestibular e Enem » Quais os livros que mais caem nos vestibulares

Quais os livros que mais caem nos vestibulares

Separamos uma lista com os livros mais pedidos pelas universidades nos principais vestibulares nacionais do país

Olá, leitores!

Alguns dos vestibulares mais importantes do país divulgam anualmente a lista de obra literárias que cairão em suas provas, como é o caso de universidades federais.

Contudo, nem todas as provas que nos dão acesso às universidades proporcionam tais facilidades para os vestibulandos, como é o caso do Enem.

Todo ano as questões da prova de Linguagens apresentam variações temáticas diferentes, porém, sempre é possível encontrar questões a pedir a análise de trechos de tais obras ou então afirmações acerca de enredo ou períodos literários.

Além disso, hoje em dia, não só vestibulares exigem conhecimento de obras literárias em língua portuguesa, mas também grande parte dos concursos públicos apresentam questões sobre obras nacionais.

Portanto, conhecer previamente os livros mais pedidos e que mais caem entre as provas é uma maneira de não ser surpreendido durantes tais avaliações.

Nossa lista estará separada pela fase literária correspondente a evolução da literatura nacional, sendo que destacaremos as obras mais relevantes e mais pedidas nos vestibulares nos últimos tempos.

Modernismolivro-em-corpo-humano

O modernismo é a fase literária que mais possui uma incidência de obras a serem utilizadas entre a maioria das universidades na aplicação dos seus vestibulares.

Nessa fase podemos destacar as seguintes obras:

  • Poesia completa, Carlos Drummond de Andrade

Essa edição de 2002 traz a obra poética completa do autor em ordem cronológica, por isso é aconselhável a leitura de pelo menos os poemas mais famosos e icônicos do autor. Drummond é um dos poetas mais presentes entre as provas e vestibulares do país.

  • Estrela da vida inteira, Manoel Bandeira

Outra edição que reúne uma grande parte da obra do autor, mas numa edição de 1966. Os temas apresentados na poética de Bandeira são variados, o que mostra a poesia multifacetada do autor.  Manoel é o segundo poeta mais citado nos vestibulares, devido sua poesia que traz elementos do simbolismo e do parnasianismo aliados ao movimento modernista que acabava de surgir na época.

  • Grande Sertão: Veredas, Guimarães Rosa

A primeira fase do modernismo na prosa é marcada pelo pluralismo linguístico empregado por Guimarães Rosa ao mesmo tempo em que a segunda fase é marcada pelo regionalismo pulsante do sertão, marcadas no seu único romance. Grande Sertão é considerado uma das obras mais grandiosas da literatura brasileira e quase sempre é utilizada nas questões das provas.

  • A hora da estrela, Clarice Lispector

Nesta obra de 1977, a autora utiliza-se de reflexões logo no início da obra apresentadas por um narrador fictício que nos trará a narrativa em si da protagonista da história. Essa forma de narrar de Clarice, indo da realidade ao imaginário, conta com toques de psicologia e momentos históricos importantes do nosso país. Junto a Guimarães, Lispector estará sempre presente nos vestibulares, pois ambos são considerados os maiores representantes dessa fase literária na prosa.

  • Capitães da Areia, Jorge Amado

A importância dessa obra baseia-se na primeira narrativa preocupada com a infância abandonada numa perspectiva social completa pelo autor. Jorge Amado nessa obra não marginaliza a criança, mas mostra como um grupo de jovens considerados perigosos e marginais, não passam apenas de crianças, transformadas em um subproduto de uma sociedade desigual. Jorge Amado representa muito a narrativa popular.

Pré-modernismo

No pré-modernismo podemos encontrar duas obras entre as mais escolhidas para representar tal fase, elas são:

  • Triste fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto

A obra apresenta uma importância histórica devido às passagens de tempo e os períodos englobados pela narrativa, mostrando-nos diversos aspectos histórico-sociais da época, como o governo de Floriano Peixoto e o início da República. O personagem apresenta características próprias aos acontecimentos, o que torna a obra muito importante na questão da construção da narrativa.

  • Os sertões, Euclides da Cunha

Essa obra é um grande marco do início do pré-modernismo na literatura brasileira devido o evidente contraste cultural em nosso país, o sertão e o litoral. Através do livro, podemos acompanhar os problemas psicológicos, antropológicos, históricos e políticos da nação ao decorrer dessa narrativa histórica.

Realismo

O grande nome do realismo brasileiro é Machado de Assis com sua trilogia realista. Contudo, apesar de ser uma excelente obra, o romance Quincas Borbas é muito pouco utilizado nos vestibulares, a maioria das provas dão mais relevância aos livros:

  • Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

Memórias póstumas marca o início da fase realista no Brasil, como também, um novo início na escrita do escritor, pois nos mostra exatamente como fora a passagem da fase literária conhecida como romantismo para o realismo. A obra é narrada pelo “defunto” Brás Cubas e é cheia de ironias, humor e críticas sociais, ao mesmo tempo em que é filosófica e histórica.

  • Dom Casmurro, Machado de Assis

Com essa obra o autor mostra mais uma vez como os estereótipos do romantismo são ultrapassados ao nos narra uma história de amor fracassada. O enredo apresenta diversos aspectos culturais da sociedade burguesa do Rio de Janeiro daquela época, mais uma vez, cheio de ironias e humor sagaz. O livro está repleto de referências, dos mais variados aspectos culturais, e o seu grande sucesso se deve a criação da personagem mais enigmática da literatura nacional, Capitu. A incerteza da conclusão da obra gera discussões até os dias atuais.

Romantismo

livros-dentro-da-cabeca

O romantismo é divido em três gerações, contudo, as obras que mais representam cada uma delas no sentido de caírem mais nos vestibulares, são:

  • O guarani, José de Alencar

Essa obra de José de Alencar tem suma importância na primeira geração do romantismo brasileiro (indianismo) ao relacionar a expressão do nacionalismo romântico e à consolidação da figura do herói tipicamente brasileiro ao mesmo tempo em que ressalta todas as belezas e qualidades da terra selvagem da nossa nação.

  • A escrava Isaura, Bernardo Guimarães

O destaque dessa obra em as outras do romantismo se deve ao submeter a narrativa à terceira geração do romantismo brasileiro (condoneira), onde a busca pela liberdade era a temática principal das obras dessa geração, sendo assim, o movimento abolicionista ganhou força através de personagens que traziam à tona toda podridão da escravidão. A escrava Isaura é uma das obras que mais se destacam nesse sentido.

  • Lira dos vinte anos, Álvares de Azevedo

Por sua vez, a segunda geração do romantismo brasileiro (byroniana) revela-se através da poesia, e Álvares de Azevedo é, sem dúvidas, o maior representante dessa geração. Nessa obra poética, podemos encontrar todas as características da geração do mal do século ao trazer versos melancólicos, tristes e solitários, na grande maioria a versarem sobre amores impossíveis e platônicos. A temática da morte e o amor derradeiro sempre estão presentes, seja clara ou intrinsecamente, nos poemas dessa obra.

Enfim, baseado nas provas e nas fases literárias da literatura nacional, essas são os livros mais usados na elaboração das provas. Entretanto, sempre pode haver alguma variação nas escolhas dessas obras nos vestibulares.

Pensando nisso, também separemos outros livros importantes para cada uma dessas fases que também podem ser selecionados para substituir uma ou outra obra correspondente à mesma fase ou ao mesmo autor. Confiram:

  • Antologia poética, Vinicius de Moraes;
  • Senhora, José de Alencar;
  • O cortiço, Aluísio de Azevedo;
  • Iracema, José de Alencar;
  • A paixão segundo G.H., Clarice Lispector;
  • Fogo Morto, José Lins Rego;
  • O Ateneu, Raul de Pompeia;
  • Manifesto da poesia Pau-Brasil, Oswald de Andrade;
  • Sagarana, Guimarães Rosa;
  • Vidas Secas, Graciliano Ramos;
  • Macunaíma, Mario de Andrade;
  • A moreninha, Joaquim Manoel Macedo.

Não é necessário que leiam todos essas obras, por mais que isso seja o mais aconselhável e correto a se fazer.

Contudo, sabemos que não é possível realiza todas essas leituras sem planejamento, então, caso não haja tempo, vocês podem pelo menos lerem um resumo do livro e estudarem um pouco sobre o enredo, as personagens a temática e a importância de cada um deles na literatura brasileira.

A partir do momento em que vocês tiverem pelo menos um pouco de conhecimento de cada uma dessas obras da literatura nacional, as chances de serem surpreendidos durante a realização dos vestibulares são mínimas.

Esperamos tê-los ajudado, até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo