Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Quais os benefícios da educação física no ensino médio

Quais os benefícios da educação física no ensino médio

Olá, leitores!

A educação física é uma matéria muito importante por diversos fatores, principalmente para garantir uma saúde melhor para os estudantes desde bem pequenos até os mais velhos, dos últimos anos da faculdade ou do colegial. A educação física traz diversos benefícios e é muito importante ser inclusa em todas as escolas para todas as idades.

Atividades físicas regulares

A prática de atividades físicas é uma ação muito importante para a vida de todos os seres humanos, visando mantê-la saudável e livre de problemas de saúde. A inclusão das atividades físicas com frequência permite que os alunos mantenham a boa forma, evita o sedentarismo e a obesidade, fortalece os músculos e melhora a saúde cardiovascular. Praticar atividade física melhora a absorção dos nutrientes, auxilia no processo digestivo e aumenta o metabolismo, que é essencial que esteja em bom funcionamento para ter bons resultados na perda de peso e equilíbrio do corpo.

Constrói a autoconfiança

As atividade físicas não são importantes apenas para  a saúde, mas a educação física nas escolas oferece uma influência positiva sobre a personalidade, caráter e autoestima do estudante, além de auxiliar no convívio em equipe, aumentando a capacidade de concentração e comunicação. Os alunos aprendem a lidar com as limitações uns dos outros, respeitando as diferenças étnicas, sociais, físicas e morais.

Desenvolve a coordenação motora

A educação física é excelente para auxiliar no desenvolvimento das habilidade motoras, sem contar que reforça os reflexos e a coordenação motora. A atividade física ajuda no desenvolvimento de uma boa postura e de uma vida saudável longe de problemas, tais como doenças ocasionadas pelo sedentarismo infantil.

pessoas-praticando-esportes

Saúde e nutrição

A educação física nas escolas é muito importante para diversos fatores além da saúde física. A educação física auxilia a saber lidar com a boa alimentação, esclarece e ajuda a evitar os transtornos alimentares, pois as aulas de educação física orientam, ensinam e englobam diversos assuntos com os alunos, principalmente mostrando a importância das atividades físicas e da alimentação saudável para a vida.

Alivia o estresse

Os estudantes do ensino médio possuem muito estresse por questões da fase em que estão vivendo: empregos, escolha da profissão, pressões por diversos resultados profissionais e pessoais. A educação física libera o estresse, proporciona relaxamento e muitos outros benefícios para os alunos.

Considerações

A educação física ajuda muito os alunos que já possuem algum tipo de problema de saúde, melhorando seu desenvolvimento, ajudando a aceitar e melhorar esses transtornos que não podem limitar a vida.

Por todas essas razões a educação física pode passar a ser enxergada de uma maneira mais positiva, deixando de ser vista apenas como uma aula de brincadeiras, mostrando que ela traz muitos benefícios que influenciam muito na vida dos jovens. A educação física pode fazer com que o jovem interaja melhor um com o outro, permitindo que ele desenvolva com mais eficiência seu lado humano de saber respeitar o próximo e suas limitações.

Agora conte para nós, você gosta das aulas de educação física de sua escola?

Até breve!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo