Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Quais as vantagens da moradia compartilhada na graduação?

Quais as vantagens da moradia compartilhada na graduação?

Olá, leitores!

A moradia compartilhada é conhecida entre os estudantes de graduação, principalmente entre os alunos que vão graduar muito longe de casa. A moradia compartilhada ou como muitos conhecem a república estudantil, tem muitas vantagens. Se você está em dúvida se deve ou não optar pela moradia compartilhada acompanhe o artigo, você vai ver muitas vantagens em morar com outra ou outras pessoas que também estão graduando.

Muitos pensam que repúblicas são bagunçadas e que os alunos não tem muito compromisso com os estudos, mas se enganam. Muitos alunos não têm condições de morar sozinhos ou não podem continuar na casa dos pais pois a universidade é longe. Para muitos estudantes, a moradia compartilhada não é uma opção, eles precisam dela e encontram muitas vantagens:

1. Aluguel barato – Uma grande e talvez a maior vantagem de compartilhar a moradia com outras pessoas é o valor do aluguel, quando o aluguel é dividido por mais pessoas fica mais fácil pagar e a despesa diminui. A maioria das repúblicas de estudantes tem três ou mais alunos, isso quer dizer que o valor do aluguel é dividido para três ou mais pessoas. Essa é uma grande vantagem que precisa ser levada em conta.

2. Divisão nos gastos – Os gastos também são divididos, como a alimentação, água, energia, gastos com internet e outras coisas, os valores são somados e divididos entre os moradores, ou seja, o gasto também é menor. O valor que você paga em uma moradia compartilhada é muito menor e, quanto mais pessoas para dividir as contas, melhor.

3. Todos esṭo ali com o mesmo objetivo РEles gostam sim de fazer festas, quem ṇo gosta, ṇo ̩ mesmo? Mas na moradia compartilhada na gradua̤̣o, os estudantes esṭo ali com um ̼nico objetivo: Formar o terceiro grau. Por isso voc̻ ṇo precisa se preocupar com isso, os alunos ṣo comprometidos e tem o mesmo objetivo e isso ̩ interessante, um pode ajudar o outro.

4. Compartilha o estudo – A vantagem é ainda maior quando na casa tem pessoas que fazem o mesmo curso, eles podem se ajudar e estudar juntos. Quem faz a opção de morar sozinho na graduação não tem esse benefício. Muitas vezes os moradores estão até em níveis diferentes e isso pode ajudar quem está chegando e começando o curso.

estudantes-juntos

5. Mora perto da faculdade – As repúblicas são sempre perto das faculdades, onde os estudantes muitas vezes vão a pé para a universidade e essa é uma outra vantagem. Além de economizar no transporte o aluno tem fácil acesso e pode ir e voltar quantas vezes achar necessário. Essa é uma vantagem até para os alunos que gostam de tirar dúvidas com os professores, morar perto da faculdade tem um grande benefício.

6. Divisão de tarefas – Sair da casa dos pais não é nada fácil, principalmente para as pessoas que não são acostumadas a fazer tarefas de casa como lavar roupa, varrer, passar pano e arrumar a cozinha. Se você morar sozinho vai precisar fazer tudo isso, mas se morar com outras pessoas pode dividir as tarefas e aliviar o serviço para todos. Os moradores podem até combinar de fazer o que eles tem mais facilidade, se alguém gosta de cozinhar e não gosta de lavar a louça, essa pessoa pode ficar responsável por fazer o almoço todos os dias.

7. Mais segurança – Muitos pais se preocupam com os filhos que vão morar sozinhos, realmente é preciso se preocupar com a segurança, mas na moradia compartilhada é possível ficar mais tranquilo. Com mais pessoas na casa a segurança é maior, ninguém dorme sozinho na casa.

Agora que já viu todas essas vantagens provavelmente vai optar por uma moradia compartilhada. É claro que também existem desafios, morar com pessoas que você nunca viu e conviver com elas será um empecilho no início, mas pode ter certeza que as vantagens são muitas e deixam os desafios pequenos.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo