Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Quais as diferenças entre emprego e trabalho

Quais as diferenças entre emprego e trabalho

Olá pessoal!

A situação econômica dos brasileiros não está nada boa, todos sabem disso. Esse fato acarreta em uma série de problemas, que dentre os mais importantes estão a falta de emprego formal e a necessidade de trabalhar sem carteira assinada para tentar contornar os problemas financeiros. Com isso, na busca de uma oportunidade, muitos trabalhadores acabam aceitando propostas sem saber onde estão entrando exatamente. Desinformados sobre o conceito de cada tipo de oportunidade, muitas pessoas ficam frustradas ao perceber quais são as reais condições das vagas. Por isso, é importante compreender as diferenças entre emprego e trabalho que, ao contrário do que muitos pensam, são muitas e merecem a sua atenção.

No momento de aceitar uma vaga é importante tirar todas as suas dúvidas para que você não acabe se comprometendo com algo que não é realmente de seu interesse. O emprego e o trabalho têm suas vantagens, dependendo da situação em que se encontra o cidadão. É possível, inclusive, manter as duas formas de serviço para diferentes empresas.

O que é um trabalho?

Primeiramente, vamos entender o conceito de trabalho. Trata-se de algo que tem relação direta ao estilo de vida de uma pessoa. São as ações e tarefas que ele desempenha ao longo do dia e, com o passar do tempo, transformam quem ele é, quem deseja se tornar e faz com que ele garanta seu espaço no mercado de trabalho. Essa é uma atividade que está pautada em projetos, objetivos, metas e até mesmo sonhos. O trabalho vai muito além de uma necessidade financeira, mas ele é o caminho para que ela seja satisfeita, sendo também o caminho para um nível de realização muito maior.

Para ter um trabalho, não é preciso estar contratado formalmente, é possível desempenhar essa atividade de diversas formas. Ela pode ser realizada por conta própria ao abrir o próprio negócio ou até mesmo ser mantida ao mesmo tempo que um emprego, com o objetivo de mostrar serviço para outros profissionais. O mais importante aqui é compreender que ter um trabalho traz a possibilidade de crescimento da carreira, contanto que ele seja desempenhado com esforço e os resultados sejam de qualidade.

O conceito de emprego

Enquanto isso, o emprego é uma atuação profissional em que o objetivo do trabalho desempenhado é a mera necessidade financeira. Obviamente, as atividades realizadas ao longo do dia podem trazer crescimento profissional e trazer a possibilidade de satisfação e alcance de metas. Entretanto, a principal característica é a troca de um serviço por um valor em dinheiro.

Para ter um emprego é preciso estar contratado de maneira formal, de acordo com as principais regras do mercado que são impostas por lei. Dentre as principais características de quem trabalha com carteira assinada estão as horas semanais estabelecidas por contrato, período de férias, horário reservado para alimentação, auxílio-transporte e muitas outras questões necessárias para que as funções sejam desempenhadas sem prejudicar a saúde física e mental do empregado. Essas regras são as leis trabalhistas, que foram instauradas recentemente no Brasil, no ano de 1943.

Então, você tem um emprego ou um trabalho? Saber distinguir os conceitos é tão importante na hora de aceitar uma oportunidade, quanto nos momentos de insatisfação profissional. Cada pessoa tem um perfil de trabalho diferente, por isso é importante saber com o que está lidando para chegar à uma conclusão sobre o que deve ser modificado.

Agora que está esclarecido, vá em busca do que mais lhe agrada e alcance seus sonhos.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo