Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Pronatec oferece 2 milhões de vagas para curso técnico e qualificação profissional

Pronatec oferece 2 milhões de vagas para curso técnico e qualificação profissional

Olá, estudantes!

O governo federal anunciou uma nova fase do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para 2016. São em torno de 2 milhões de vagas gratuitas, sendo 372 mil previstas para cursos técnicos e 1,6 milhão para cursos de qualificação profissional.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), nesta etapa haverá fortalecimento do Pronatec EJA (Educação de Jovens e Adultos). A ideia é que os jovens e adultos que interromperam seus estudos tenham a oportunidade de participar do programa, tendo seus conhecimentos valorizados e aproveitados ao longo dos cursos.

Cursos online do Pronatec

Outra opção é fazer os cursos online gratuitos. É que o MEC também informou que os estudantes poderão optar pelo e-Pronatec, que permite à pessoa estudar online onde e quando preferir, de acordo com sua disponibilidade.

De acordo com o ministério, o ensino será feito por meio de plataformas digitais, simuladores, animações e outros métodos de aprendizagem na internet, na TV Escola e em outros canais educativos, oferecidos principalmente pelos institutos federais e pelo Sistema S (Senac, Senai, Sebrae).

Como se inscrever nos cursos do Pronatec

No site oficial do Pronatec, você pode consultar as vagas disponíveis nos cursos e ainda fazer a inscrição mediante o preenchimento de um cadastro.

O que é o Pronatec

O Pronatec oferece ao estudante cursos técnicos em instituições particulares pagos pelo governo. As instituições privadas participam da iniciativa Bolsa-Formação do Pronatec, na oferta de cursos técnicos por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Foi criado em 2011 com a meta de abrir 12 milhões de vagas até 2018.

Cursos técnicos e cursos profissionalizantes oferecidos pelo governo, com opções de cursos online. Esse é o Pronatec. Aproveite para se capacitar.

Bons estudos.

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo