Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Professor online: os desafios da profissão

Professor online: os desafios da profissão

Conhecido como tutor, esse tipo de professor tem o desafio de manter os alunos motivados

Olá, professores!

O professor é uma das pessoas mais importantes e fundamentais na vida de qualquer pessoa. Muito mais do que ensinar fórmulas, é dele a responsabilidade de ajudar, por meio do seu trabalho, a construir uma sociedade melhor e a fazer com que cada um descubra as suas habilidades e capacidades específicas.

Se antes eles eram vistos apenas na sala de aula e considerados, por muitos, totalmente tradicionais, hoje em dia o ensino a distância tem mudado essa realidade. Isso porque, essa modalidade que foge do tradicional conta com um novo tipo de professor, que trabalha totalmente online.

Mais conhecido como tutor, assim como na sala de aula comum, ele busca facilitar o entendimento e direcionar o aluno durante a aprendizagem. No entanto, em vez de um contato face a face, ele atua por meio de áudios ou vídeo aulas.

Além de educador, o professor online assume a responsabilidade de acompanhar de perto o desempenho de cada um e incentivar as pessoas durante todo o curso e, essa, é justamente, a parte mais difícil.

Isso porque, como em qualquer lugar, enquanto uma parte dos alunos está disposta a aprender e a estudar realmente, outra perde o foco facilmente quando o assunto é aula online. Segundo especialistas, nem sempre a pessoa tem facilidade para lidar com esse tipo de metodologia de ensino, afinal é preciso muita dedicação e persistência.

Outro desafio enfrentado pelos professores online é o atendimento 24 horas. No EAD, o ideal é que a comunicação entre o tutor e o aluno seja realizada da maneira mais clara possível, para que o aluno consiga tirar as suas dúvidas rapidamente. Isso faz com que o estudante se sinta motivado.

estudantes-online

Dessa forma, enquanto um professor tradicional tem horários a cumprir, no caso do online a flexibilidade é quem comanda. É preciso estar sempre disponível para atender o aluno em horários distintos – durante a semana ou no final de semana. Geralmente o atendimento é online, mas em alguns casos, é preciso agendar um encontro na Instituição ou no polo presencial.

Por ser uma modalidade onde o aluno estuda sozinho, o professor deve, ainda, incentivar a relação em grupos e fazer com que tenha debates e compartilhamento de opiniões e conhecimentos. Isso pode ser realizado por meio de aplicação de trabalhos ou criação de grupos colaborativos. No entanto, é comum que, muitas vezes, o tutor esbarre na barreira da falta de tempo dos alunos – grande parte das pessoas optam pelo ensino a distância pela flexibilidade.

Para incentivar ainda mais os alunos, além dos itens já citados acima, é preciso que o professor domine o conteúdo e prepare uma aula interativa, interessante e que chame a atenção, afinal, é preciso considerar que a leitura ou a visualização de vídeo aulas nem sempre é tão agradável quanto o contato face a face, portanto é importante o diálogo do professor com o aluno, para poder dar uma continuidade no ensino, de maneira que o estudante aprenda sem dificuldades.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo